segunda-feira, 25 de maio de 2015

O que a Bíblia diz sobre o inferno?

O que a Bíblia diz sobre o inferno?

RESPOSTA ADVENTISTA:

O salário do pecado é a morte, não um castigo eterno. A Bíblia diz em Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Os ímpios perecerão. A Bíblia diz em Salmos 37:20 “Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.” Os ímpios serão destruídos no fogo e nada restará deles. A Bíblia diz em Malaquias 4:1 “Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.” O castigo eterno mencionado por Cristo, não significa castigo pela eterninade. A Bíblia diz em Mateus 25:46 “E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” Sodoma e Gomorra receberam o castigo eterno de fogo, mas não continuam a arder. A Bíblia diz em Judas 7 “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” O fogo será inextinguível, mas quando já não houver mais nada para queimar, o fogo se apagará. A Bíblia diz em Mateus 3:12 “A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.” Jeremias 17:27 “Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.” A Terra inteira será purificada do pecado. A Bíblia diz em 2 Pedro 3:10 “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.” Quem vai ser destruído no lago de fogo? A Bíblia diz em Apocalipse 20:15 “E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” O inferno é um acontecimento, não um lugar. A Bíblia diz em Apocalipse 20:9 “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.” BibleInfo.com P.O. Box 19039, Spokane, WA 99219 Bibleinfo.com Phone Line: 1-800-97-BIBLE

REFURTACAO APOLOGETICA:

Aniquilacionismo: "doutrina que defende a ideia de que os ímpios não sofrerão o castigo eterno, mas serão aniquilados". Se o castigo dos ímpios não será eterno, a vida dos justos, de igual modo, não será eterna. Mas, a vida dos justos será eterna, logo, o castigo dos ímpios será eterno. Pois, o adjetivo (do gr. aionios, "eterno" do hebr, 'olam "eterno") que qualifica o substantivo vida é o mesmo que qualifica o substantivo castigo. (Mt 25:46; Dn 12:2)
Do gr. Dzoen aionion, "vida eterna" (Mt 25:46)
Do gr. Colasin aionion, "castigo eterno" (Mt 25:46)
Do hebr. Lechayiy ‘olam, "para a vida eterna" (Dn 12:2)
Do hebr. Lacharafot ledir’on ‘olam, "para a vergonha e desprezo eterno" (Dn 12:2) Veja, que, é a mesma palavra, no mesmo versículo e no mesmo contexto, apontando para o futuro. Não tem desculpa, a mesma passagem de Mt 25:46 onde Jesus disse que a vida é eterna (dzoen aionion, "vida eterna"), também diz que o castigo é eterno (colasin aionion, "castigo eterno"). E o mesmo acontece em Dn 12:2. Mas, como os aniquilacionistas não conseguem explicar o óbvio, procuram ficar dando o giro, isto é, "a famosa famosa enroladinha", apresentando passagens fora desse contexto. A besta e o falso profeta foram lançados no lago de fogo (Ap 19:20) e mil anos depois, Satanás foi lançado no mesmo lago de fogo e a besta e o falso profeta ainda estavam lá. Ora, o castigo não é a aniquilação? Então, o que é que a besta e o falso profeta estavam fazendo no lago de fogo depois de mil anos? Apocalipse 20:10 mostra Satanás sendo lançado no lago de fogo, mas não mostra ele sendo aniquilado, mas sendo atormentado pelos séculos dos séculos. Ap 20:15 mostra os ímpios sendo lançado no lago de fogo, mas não mostra eles sendo aniquilados. Porque será?  Isso é ou não é o aniquilamento do aniquilacionismo?
Portanto o inferno é uma realidade inegável e o lago de fogo é o destino eterno de todas as pessoas que negam à cessação do castigo eterno.

terça-feira, 17 de março de 2015

Dez princípios básicos para a Interpretação Bíblica

Dez princípios básicos para a Interpretação Bíblica

1. Denomina-se princípio da unidade escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia. Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia;

2. Aprender a ler cuidadosamente o texto .Ter atenção com as virgulas, pontos finais e parágrafos, pontos de exclamação e interrogação, dois pontos e ponto e virgula.

3. A Bíblia interpreta a própria Bíblia. Este princípio vem da Reforma Protestante. O sentido mais claro e mais fácil de uma passagem explica outra com o sentido mais difícil e mais obscuro.

4. Jamais esquecer a Regra Áurea da Interpretação, chamada por Orígenes de Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados.

5. Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente.

6. Primeiro procura-se o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurativo.

7. Ler o texto em todas nas traduções mais verosímeis.

8. O trabalho de interpretação é científico e espiritual, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e tentando-se desprender de qualquer preconceito .

9. Fazer algumas perguntas relacionadas com a passagem para chegar a conclusões circunstanciais.

Por exemplo:

a) Quem escreveu?
b) Quando e onde foi escrito?
c) Qual o tema ou a razão principal do escritor?
d) A quem se dirigiu o escritor? 

10. Feita a exegese, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado.