Na verdade o dia que o crente tem que guardar é o dia da vinda de Jesus. No novo testamento temos que guardar Jesus Cristo nosso sábado de todos os dias. Não podemos deixar de guardar Jesus em nem um dia da semana. O crente guarda Jesus para aguardar o dia da volta de Jesus Cristo que é um dia que não sabemos nem a hora! Digo que no novo testamento depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo não tem nem um dia a ser guardado pela a igreja como mandamento... Nem domingo é nem sabado... O Que passar disso é só narrativas subjetiva. A igreja primitiva não guardava o domingo como um mandamento, mas escolheram o domingo voluntariamente para adorar a Jesus não como mandamento.
Paulo condenou a guarda do sábado para a igreja dos gentios e não para a igreja judaica... Veja romanos 14, mas Paulo chama os judeus que guardam dias e anos de fracos ou débitos! A carta aos gálatas nos mostra essa verdade!
Depois da morte de Jesus Cristo e ressurreição... Repito não há para a igreja um mandamento de guardar um dia... Seja sábado ou domingo! Os que escolhe um dia para guardar escolhe voluntariamente não como mandamento ratificado no novo testamento... Os nove mandamentos estão ratificados no novo testamento, mas o sábado não foi ratificado por Jesus Cristo e nem pelos apóstolos, por tanto os que dizem que a igreja tem guardar um dia não está fazendo jus ao contexto geral das escrituras do novo testamento nos escritos dos apóstolos e estão interpretando as Escrituras sem levar em conta o tempo... Antes de Cristo, durante o ministério de Cristo, durante sua morte, durante sua ressurreição e depois dá sua ressurreição. Ora não podemos... Observar, interpretar, correlacionar e aplicar sem levar em conta o tempo ao lermos as Escrituras canônicas, pois se fizermos isto estaremos cometendo erros aberrantes na interpretação e aplicação das escrituras. Exemplo...
Jesus antes da sua morte ele não cumpriu a lei plenamente, isto só iria acontecer na sua crucificação e ressurreição, então ler o novo testamento sem levar em conta o tempo é um erro gritante inadmissível! Outro exemplo é usar textos bíblicos do antigo testamento para justificar a guarda do sábado no novo testamento, pois todas as vezes que o sábado é mencionado no antigo testamento tem seu público alvo os judeus e nunca os gentios.
Repito é uma aberração usar textos bíblicos do antigo testamento para justiça a guarda do sábado para a igreja dos gentios ou a igreja composta de judeus e de gentios. Sabemos que a Igreja de Jesus é única, mas na hora da interpretação não podemos excluir a individualidade dos povos... Judeus, gregos, romanos etc.