terça-feira, 9 de maio de 2023

O que é a Cabala?

A Cabala, também escrita Cabalá ou Kabala, desenvolveu-se entre os séculos 6 e 13 entre os judeus na Babilônia, Itália, Provence e Espanha. A palavra “Cabala” significa “receber” e refere-se à revelação de Deus recebida pelos judeus e passada para as gerações sucessivas através da tradição oral. A palavra foi usada pela primeira vez pelo Judaísmo dominante, mas mais tarde veio a se referir àqueles que acreditavam que apenas alguns selecionados receberam o conhecimento secreto de Deus quanto ao significado "verdadeiro" das Escrituras. A Cabala usa práticas ocultas e é considerada uma seita.

A Cabala se assemelha muito a algumas das crenças mantidas pelos gnósticos gregos em que ambos os grupos acreditavam que apenas alguns selecionados receberam uma compreensão ou conhecimento mais profundo. Além disso, a Cabala ensina que “emanações” de Deus fizeram a obra da criação, negando que a criação fosse um ato criativo diretamente de Deus (Gênesis 1). Com cada emanação descendente, a emanação tornou-se mais distante de Deus. A emanação final tomou a forma pessoal de anjos. Isso seria como Deus criando um deus menor, e aquele então criando um deus menor, e isso continuou acontecendo até que o resultado final fossem os anjos. Isso contradiz diretamente a revelação de Deus de Si mesmo na Bíblia. Na Bíblia, Deus ensina que Ele é separado de toda a Sua criação (Isaías 55:8-9) e ainda assim é diretamente acessível àqueles que vêm a Ele por meio de Jesus Cristo (João 3:16).

A Cabala mantém a inspiração das Escrituras, mas não busca o significado claro dessas Escrituras. A abordagem da Cabala é mística e muito subjetiva, usando coisas como a numerologia para encontrar um significado "oculto". Através deste método, quase qualquer ensinamento que se deseja pode ser “encontrado” nas Escrituras. Isso vai contra o próprio coração da comunicação. Deus providenciou as Escrituras para que Ele pudesse Se comunicar com a humanidade e ensinar a humanidade sobre Si mesmo. É óbvio que as Escrituras devem ser tomadas ao pé da letra e não interpretadas por alguns meios místicos. Isso pode ser demonstrado pela profecia cumprida. Deus disse que algo aconteceria, e aconteceu exatamente como disse. O maior exemplo disso é o cumprimento das profecias sobre a primeira vinda de Jesus Cristo. Havia centenas de versículos referindo-se à Sua vinda, e eles foram cumpridos literalmente (Isaías 7:14; 9:6; Miqueias 5:2; Isaías 53). É por isso que a Bíblia deve ser interpretada literal ou normalmente.

A Cabala tem até uma característica panteísta. O panteísmo é a ideia de que Deus e a Sua criação são um. Isso, é claro, não é o que Deus nos disse na Bíblia. Deus criou tudo o que existe do nada (ex nihilo em grego) (Gênesis 1:1). A Cabala diz que a criação é uma das emanações de Deus, exibindo a qualidade panteísta dessa seita.

A Cabala, como todas as falsas doutrinas e religiões, nega a divindade de Cristo e a necessidade de fé nEle como o único meio de salvação (João 14:6). Jesus é Deus em carne, e Ele veio para morrer pelos pecados de todos que cressem nEle. Se um indivíduo confia em Cristo – que Ele é Deus (João 1:1-3) e pagou pelo pecado (Romanos 8:3) – então essa pessoa é perdoada e se torna um filho de Deus (João 1:12).

sexta-feira, 5 de maio de 2023

O MILÊNIO SERÁ NO CÉU OU NA TERRA?

Os adventistas dizem no seu livro crenças fundamental que o milênio será no céu. Veja o que eles dizem: " O milênio é o reinado de mil anos, de Cristo com Seus santos, no Céu, entre a primeira e a segunda ressurreições. Durante esse tempo serão julgados os ímpios mortos; a Terra estará completamente desolada, sem habitantes humanos com vida, mas ocupada por Satanás e seus anjos. No fim desse período, Cristo com Seus santos e a Cidade Santa descerão do Céu à Terra. Os ímpios mortos serão então ressuscitados e, com Satanás e seus anjos, cercarão a cidade; mas fogo de Deus os consumirá e purificará a Terra. O Universo ficará assim eternamente livre do pecado e dos pecadores".

Refutação: Os IASD - A igreja adiventista do sétimo dia estão errados quando dizem que o milênio será no céu e que está terra ficará sem nem um morador humanamente. Mas somente Satanás com seus demônios ficará aqui na terra por mil anos.

Mas esse ensinamento não está de acordo com a escatologia bíblica, pois o milênio é o reinado de Jesus Cristo na terra sobre os homens e não no céu como dizem os IASD.

Os IASD dizem que a terra vai ficar deserta e que Satanás viverá a com os demônios por mil anos! Então temos um milênio um no céu para a igreja e o outro na terra para Satanás segundo a interpretação dos IASD, Mas isto não é verdadeiro. Com uma simples pergunta podemos saber que o argumento dos IASD está equivocado...QUAL O MOMENTO QUE A TERRA FICARÁ VAZIA? No juízo final! 

(Apocalipse 20.11-15) E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Como visto no texto lido: é no momento do juízo final que a terra ficará vazia e não no milênio como dizem os adventistas, pois é nesse momento que todos os mortos sem Jesus Cristo irão ressuscitar para serem condenados ao suplício eterno juntamente com Satanás. 

O ensinamento dos IASD que diz que Jesus irá ressuscitar os ímpios quando ele descer do céu na segunda vinda e que estes mortos ressuscitados juntamente com Satanás, irá compater contra Jesus Cristo e sua cidade santa, e que fogo do céu cairá sobre os ímpios e serão destruídos. Ora, esse ensinamento é contradizente, pois se os ímpios ressuscitou e depois foram mortos por Jesus, então eles teram que ressuscitar novamente para serem julgados. Qual o momento da segunda ressurreição dos impios que foram ressuscitados e morreram com fogo do céu? A Bíblia não mostra duas ressurreiçãos dos impios, mas dos justos temos várias acontecendo dentro da primeira antes da ressurreição dos ímpios para o juízo final.