Os dons de Deus é uma manifestação clara do grande amor de Deus pela humanidade, pois a ciência e a medicina é insuficiente para curar doenças incuráveis, e resolver os problemas impossíveis de resolver segundo as capacidades humanas.
Para compreendermos melhor a atualidade dos Dons vou fazer... Uma Análise de 1 Corintios 13:8-13: Nesta passagem analisaremos os vocabulos "perfeito", "quando". agora", "então" e "conhecer"
1. O Perfeito do Versículo 10: O termo grego usado em I Corintios 13:10 e
telelo (téleios). esta palavra pode ser traduzida de varias maneiras (1) perfeito", referindo se a coisas (Rm. 12:2: Co 13:10: Tg. 1:4.17.25: Hb.9:11. IJO. 4 18, etc.); (2) "perfeito' referindo-se a pessoas, com o sentido de "maduro" ou 'adulto" como no sentido moral e espiritual (Mt.5:48: 19:21 Fp. 3:15; CI. 1:28; 1Co 2.6 14:20; Ef.4:13; Hb.5:14); (3) 'perfeito", referindo-se à Deus
com sua perfeição absoluta (Mt.5:48).
No versiculo 10 de Corintios 13, o termo grego teleion (teleion) é "adjetivo pronominal, nominativo, neutro, singular"
De acordo com isto, a tradução correta do texto deveria ser: "quando porém" . Vier aquilo que é perfeito, então aquilo que é em parte será aniquilado." isto porque este adjetivo, na lingua grega. não e feminino nem masculino, mas está no gênero neutro. Paulo depois de falar dos Dons e do dom suplemo que é o amor(agape)de Deus ele continua a ensinar a igreja sobre os dons espirituais no capítulo 14 de 1 aos Coríntios, mas neste capítulo Paulo ensina a igreja de corinto a usarem os dons espirituais com prudência segundo o contexto de seu tempo que é bem diferente dos nossos dias atuais, pois os irmãos dos dias apostólicos não tinham a tecnologia que temos hoje que nos permite profetizar e pregar sem sermos interrompidos por alguém que está profetizando ou falando em línguas, pois temos aparelhos de som que nos permite uma sonoralidade sobre outros sons, mas os irmãos do tempo de Paulo não tinham o mesmo privilégio que temos hoje, pois quando um pregador pregava a palavra de Deus todos tinham que calar para ouvir a sua voz, então pular falar em línguas era considerado uma desordem, pois impedia a mensagem ser ouvida. Ora, hoje em dia estas normativas do capítulo 14 de 1Coríntios não podem serem usadas radicalmente em nossos dias, pois a ordem ortodoxa Bíblia assume uma ortopratica diferente do contexto bíblico dos tempos apostólicos, mas a essência é manifestações dos Dons continua inalterado até os nossos dias...ou seja... A ordem mudou, mas os dons não mudaram, pois o Espírito Santo é o mesmo.
Os sensacionistas não podem nem provarem cienticamente e bíblica mente a cessação dos dons espirituais em nossos dias atuais... Porque não podem?
Primeiramente os cientistas com suas ciências já si renderam diante das suas ineficiências de não poderem salvarem os seus pacientes com doenças incuráveis, mas si renderam diante dos Dons Espirituais de cura, e de maravilhas, pois não há como negar fatos reais de gente que estavam sentenciados a morte e foram curados milagrosamente.
Não vou mais ser extensivo sobre a atualidade dos Dons Espirituais, pois já está mais que provado que os dons espirituais ainda está na igreja de hoje, pois não somos menos igreja que a igreja primitiva... E o Espírito Santo é o mesmo que Deu dons para igreja primitiva e também está nos dando dons espirituais para glórificarmos a Deus e socorrermos os necessitados que precisam de um milagre de Deus em suas vidas.
Quero terminar com um versículo bíblico que nos diz: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!" (Hebreus, 13. 8).
Por
Carlos Ribeiro da tbs