segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

A graça é a sentença da lei!

Para entendermos qual é a relação entre a graça e a lei que Deus deu à Moisés no mente Sinai precisamos voltar no tempo, pois a Graça é proteção e restauradora dos transgressores da lei de Deus em todos os tempos, por exemplo Deus usou de graça com Eva e Adão quando desobedeceram a sua ordem de não comer o fruto proibido e, como Deus usou a sua graça para com Adão e Eva? Matando um animal para os vestir com perdão do seu filho Jesus que já tinha morrido desde a eternidade. Abel filho de Adão e Eva a exemplo de Deus ofereceu um Cordeiro em Sacrificio a Deus por todas as bênçãos e, Deus recebeu o sacrifício de Abel (Gn 4), mas Caim usado pelo maligno matou Abel o justo. Podemos dizer que Abel é uma figura da morte de Jesus Cristo na cruz do calvário. Vejamos que Deus manifestou a sua graça para com Caim não tirando a sua vida. Temos enes exemplos da graça de Deus nesse período diluviano: 

👉 (1)Deus leva enoque para o céu, 

👉 (2)salva Noé e sua família do dilúvio e condena a todos que recusam a seguir as suas ordens claras vistas nos justos daquela época. Quais são estas ordens?👉 (1)A geração de Adão tinha a obrigação de andar vestido não podiam mas andar nus como andou Eva e Adão no paraíso. 👉(2)Outra regra clara era a adoração ao único Deus vista no sagrificio de Abel.👉(3)Depois desta regra temos uma ordem clara para não tira a vida do nosso próximo. Estas três coisas condenou a geração de Adão ao dilúvio. Quero lhes fazer umas perguntas! Quem veio primeiro a graça ou a lei dada a Moisés no monte Sinai? Claro que é a graça! Somos justificados pela lei ou pela graça? (rom 4). Vejamos quando abrão foi justificado diante de Deus ele ainda não tinha sido circuncidado quando Deus lhe justificou (Gênesis 15.1-). Ora, abrão foi justificado pelas obras ou pela graça? Claro que foi pela graça! pois a lei de Moises não tinha sido dada nesse tempo, somente 430 anos depois que Deus deu sua lei juntamente com o decálogo, ou seja, os dez mandamentos onde todos os outros 613 mandamentos estão pendurados.

A graça da lei "sempre terminava" com a morte dos transgressores, pois a lei em si mesma não tinha graça, por que não? Ela era em si mesma sem vida, incapaz de salvar aqueles que Cai em transgressão. A lei é um buraco onde os transgressores cai e não podem saírem mais, pode gritar, clamar, chorar, mas não terão um escape, pois a lei mata o pecador, pois a sua justiça não pode ser revogada. Ela mostra as pedras do caminho do pecador, mas não tira as pedras. A lei mostra e desperta a força do pecado que está dentro de nós advinda dos nossos primeiros pais Adão e Eva, mas a mesma não nos dá força interna para vencermos a velha natureza pecaminosa e, para piorar a situação temos as setas do diabo. 

👉Resumindo a lei é como uma tomografia que mostra onde está a doença, mas não pode fazer mas nada em favor do doente transgressor dela mesma. E justamente aqui que entra a graça de Deus em Jesus Cristo, pois a justiça da graça salva o pecador da justiça da lei que é a morte. A graça é o fim da lei, ou seja, da sua sentença de morte, pois a graça colocou um cabresto na cara da lei levando a mesma a submissão das ordens da graça de Deus em Jesus Cristo, então a lei tem que sempre obedecer as graças da graça de Deus em Jesus Cristo, pois agora a lei pode saltar, relichar, berar, correr e rolar no chão, mas não poderá mais nos sentenciar com seus coices, mordidas e dores advindas da sua punidade sem misericórdia para com os pecadores. Agora com a graça de Jesus Cristo obedecemos a lei com a justiça da cruz e ressurreição de Jesus Cristo. Ora, se eu é você por não vigiar podemos quebramos os dez mandamentos, mas a quebra  destes dez mandamentos não pode nos sentenciar com a morte como no antigo testamento, pois em Jesus a sentença de morte da lei foi sentenciada pela lei do Espírito Santo e do amor em Jesus Cristo que está em nossos corações. Agora temos a ajuda de Deus em seu filho Jesus Cristo para vencermos não só a punidade da lei, mas também a velha natureza humana que está lutando dentro de nós contra Deus. Quem são os vencedores e  justificados diante de Deus? São aqueles que receberam o espírito santo que veio nos ajudar a vencer o mundo a lei e o pecado em Jesus Cristo.

Por
Carlos Ribeiro
👉 TBS-Teologia_Biblica_Sadia