quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Uma análise exegetica de Eclesiastes sobre as duas realidades do homem... Vida terrena até o "keber"= sepultura é vida eterna além da sepultura keber ou k'boorah(hebraico) e taphos ou mnema ou mnemeion(grego).

Uma análise exegetica de Eclesiastes sobre as duas realidades do homem... Vida terrena até o keber sepultura é vida eterna além da sepultura keber(hebraico) . 

19. Porquanto a sorte do ser humano e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo espírito, o mesmo fôlego de vida(Nesse texto Salomão usa a palavra "espírito" representando não aparte imaterial dos homens e animais, ou seja, os elementos que representam o espírito: ar, vento, fôlego, vento, alito. Obs, estes elementos só representam o espírito, mas não são o espírito) de fato, o ser humano não tem vantagem alguma sobre os animais. E, assim, tudo não passa de uma grande ilusão!
(Eclesiastes, 3)

21. Quem pode afirmar que o alento, o espírito humano(vejamos que nesse texto a palavra espírito não se refere aos elementos que representam o espírito humano na esfera natural, mas na esfera espiritual, exeto aos animais),sobe às alturas e que o fôlego do animal desce à terra?
(Eclesiastes, 3)

9. Não permitas que a irritação tome conta do teu espírito(aqui nesse texto temos as duas realidades sobre o espirito humano: uma matéria e outra imaterial, mas a ênfase é a parte imaterial do homem, pois os elementos que representam o espírito não podem se irritar, pois são inamadas) rapidamente, pois a ira habita no coração dos insensatos!
(Eclesiastes, 7)

8. Ninguém controla o vento, como não domina o próprio espírito(aqui nesse texto temos as duas realidades sobre o espirito humano: uma matéria e outra imaterial, mas a ênfase é a parte imaterial do homem, pois os elementos que representam o espírito não podem se irritar, pois são inamadas) , tampouco tem poder sobre o dia da sua morte e de evitar lutas e guerras; nem mesmo a malignidade ou a riqueza deixam impunes os seus adeptos.
(Eclesiastes, 8)

4. Se o espírito(aqui nesse texto temos as duas realidades sobre o espirito humano: uma matéria e outra imaterial, mas a ênfase é a parte imaterial do homem, pois os elementos que representam o espírito não podem se irritar, pois são inamadas)  , a ira, de uma autoridade se levantar contra ti, não abandones o teu posto, porquanto a calma evita grandes erros.
(Eclesiastes, 10)

5. Assim como não conheces o caminho do vento, tampouco como o espírito entra no corpo que se forma no ventre de uma mulher,(nesse texto Salomão não está usando a palavra espírito representado a parte física do homem, mas a parte imaterial dos homens e, o versículo 7 do capítulo 12 faz jus a priori) do mesmo modo não podes compreender as obras de Deus, o Criador de tudo o que há!
(Eclesiastes, 11)

7. o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu.
(Eclesiastes, 12)

Num contexto geral Salomão nos fala sobre duas realidades... A vida material, ou seja a vida física, a outra é a vida espiritual imaterial. Salomão não está em momento algum ensinado que não há vida após a morte do corpo, mas pelo contrário e nos diz que a vida continua após a morte do corpo. 


Para terminar que só dá uma orientação hermenêutica para vocês. 

👉🏿 O que representa e a coisa representada... 

Ar, vento, fôlego, alito representa o espírito, mas não é o espírito humano, pois estes elementos são inanimados que pode representar a parte material (corpo e a imaterial (espírito). 


Por
 Carlos Ribeiro
TBS-Teologia_Biblica_Sadia 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

falácias adiventistas

Significado de Falácia

👉O que é uma Falácia:

Falácia significa erro, engano ou falsidade. Normalmente, uma falácia é uma ideia errada que é transmitida como verdadeira, enganando outras pessoas.

No âmbito da lógica, uma falácia consiste no ato de chegar a uma determinada conclusão errada a partir de proposições que são falsas.

A filosofia de Aristóteles abordou a chamada “falácia formal” como um sofisma, ou seja, um raciocínio errado que tenta passar como verdadeiro, normalmente com o intuito de ludibriar outras pessoas.

Toda falácia doutrinária desconstrói os ensinamentos da Exegese e da boa hermenêutica dos textos bíblicos no contexto imediato, por exemplo os adiventistas quando falam de textos como Romanos 14, Colossenses capítulo 2, gálatas capítulos 3,4,5;4.10 em fim toda a carta aos gálatas combate o legalismo judaizante. Estes textos bíblicos mencionados pelo apóstolo são descarterizados pelas falácias dos adiventistas 👉que assumem a mesma função dos legalistas judaizantes da época do apóstolo Paulo👉🏿 perturbando a igreja dos gentios e isso podemos contar em enes texto bíblicos. 

Vejamos:

👉 1. Alguns homens, que haviam descido da Judeia, passaram a ensinar aos irmãos: “Se não vos circuncidardes conforme a tradição instituída por Moisés, de forma alguma podeis ser salvos!”(Atos, 15);(KJA),

 👉 (Atos 15. 24) Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,  (ACF), 

👉 (Atos 15.19) Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. (ACF), 

👉👉👉👉 (Gálatas 2.9-21) E quando reconheceram a graça que me havia sido outorgada, Tiago, Pedro e João, respeitados como sustentáculos, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão fraternal. E, concordemente, ficou estabelecido que nós buscaríamos os não judeus, e eles, os circuncisos.

10. E nos recomendaram apenas que não nos esquecêssemos dos pobres, o que também tenho me esforçado por fazer.

11. Quando, porém, Pedro chegou a Antioquia, eu o enfrentei face a face, por causa da sua atitude reprovável.

12. Porque antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele fazia suas refeições na companhia dos gentios; todavia, quando eles chegaram, Pedro foi se afastando até se apartar dos incircuncisos, apenas por temor aos que defendiam a circuncisão.

13. E os outros judeus de igual modo se uniram a ele nessa atitude hipócrita, de modo que até mesmo Barnabé se deixou influenciar.

14. Contudo, assim que percebi que não estavam se portando de acordo com a verdade do Evangelho, repreendi a Pedro, diante de todos: “Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não conforme a tradição judaica, por que obrigas os gentios a viver como judeus?

15. Nós, judeus de nascimento e não ‘pecadores como os gentios’,

16. estamos plenamente conscientes, entretanto, que o ser humano não pode ser justificado pela prática da Lei, mas somente por meio da fé em Jesus Cristo. Sendo assim, nós também viemos a crer em Cristo Jesus a fim de sermos justificados pela fé em Cristo, e de forma alguma pela prática da Lei, porquanto é certo que por praticar a Lei ninguém será capaz de ser justificado.

17. Contudo, se buscando ser justificados em Cristo, descobrirmos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De forma alguma!

18. Ora, se procuro reconstruir aquilo que já destruí, provo que sou transgressor.

19. Pois, por intermédio da Lei eu morri para a própria Lei, com o propósito de viver tão somente para Deus.

👉 20. Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim.

21. Não torno inútil a Graça de Deus; porquanto, se a justiça pudesse ser estabelecida pela Lei, então, Cristo teria morrido em vão!” (kja) 

Diante destes textos bíblicos podemos ver que essa seita adiventista assumem as mesmas funções dos judaizantes que eram contra o apóstolo Paulo que era inerentimente judeu.

👉🏿👉🏿👉🏿Diante destes textos já mencionados e muitos outros podemos concluir e ver as enes falácias dos adiventistas do sétimo dia. 

👉 Vejamos a priori destes sectários ... 

👉 Eles são Gentios e não judeus(assumindo uma identidade étnica que não lhes pertencem), 

👉 Eles são perturbadores da igreja dos gentios, 

👉 Eles não andam conforme a verdade do Verdadeiro evangelho ensinado pelo apóstolo Paulo, 

👉 Eles são contra as manifestações sobre naturais do Espírito Santo e distorcem enes textos bíblicos para justificar os seus ensinamentos infundados, 

👉 Eles não guardam a lei exatamente como foi entregue a Moisés e para piorar usam Jesus como trapolin para justificar a suposta quarda da lei em especial o dia de sábado, mesmo sabendo que todo Mandamento do decálogo ratificado no contexto do novo testamento trás consigo exigências claras para todos praticarem, exeto o sábado, ora, quanto a isso não temos nem uma exegencia para o sábado nem para bem e nem para mal, pois esse mandamento não foi ratificado no contexto do nosso testamento como um dia, mas como uma pessoa a ser quarda todos os dias e, somente essa pessoa pode nos dá o verdadeiro descanso para o nosso corpo, espírito e alma, você sabe de quem estou falando? Claro que sabe! De Jesus nosso sábado de todos os dias. 

👉 A maioria dos adventistas caíram da graça, pois deixam o verdadeiro evangelho que tem sua base... 

👉🏿 (1) na lei de Cristo que é o amor para com os irmãos. 

👉🏿 (2) No Espírito Santo e no seu fruto(Gal 5).

Paulo deixa claro que todos que querem justificar as suas vidas pelas obras da lei com por exemplo: a quarda de dias sabáticos, meses, festas, e outras coisas da lei do Sinai estes caíram da graça de Deus. 


Meu conselho a todos vocês é que não deixem a priori do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, ou seja a 👉🏿cruz,👉🏿 ressurreição e 👉🏿graça do Espírito advindas da 👉🏿lei de Jesus Cristo 👉🏿que veio depois da cruz e ressurreição com 👉🏿a volta de Jesus ao céu. 

Por

Carlos ibeiro 

TBS-Teologia_Biblica_Sadia 

Shalom!