quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Uma análise exegetica de Eclesiastes sobre as duas realidades do homem... Vida terrena até o "keber"= sepultura é vida eterna além da sepultura keber ou k'boorah(hebraico) e taphos ou mnema ou mnemeion(grego).

Uma análise exegetica de Eclesiastes sobre as duas realidades do homem... Vida terrena até o keber sepultura é vida eterna além da sepultura keber(hebraico) . 

19. Porquanto a sorte do ser humano e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo espírito, o mesmo fôlego de vida(Nesse texto Salomão usa a palavra "espírito" representando não aparte imaterial dos homens e animais, ou seja, os elementos que representam o espírito: ar, vento, fôlego, vento, alito. Obs, estes elementos só representam o espírito, mas não são o espírito) de fato, o ser humano não tem vantagem alguma sobre os animais. E, assim, tudo não passa de uma grande ilusão!
(Eclesiastes, 3)

21. Quem pode afirmar que o alento, o espírito humano(vejamos que nesse texto a palavra espírito não se refere aos elementos que representam o espírito humano na esfera natural, mas na esfera espiritual, exeto aos animais),sobe às alturas e que o fôlego do animal desce à terra?
(Eclesiastes, 3)

9. Não permitas que a irritação tome conta do teu espírito(aqui nesse texto temos as duas realidades sobre o espirito humano: uma matéria e outra imaterial, mas a ênfase é a parte imaterial do homem, pois os elementos que representam o espírito não podem se irritar, pois são inamadas) rapidamente, pois a ira habita no coração dos insensatos!
(Eclesiastes, 7)

8. Ninguém controla o vento, como não domina o próprio espírito(aqui nesse texto temos as duas realidades sobre o espirito humano: uma matéria e outra imaterial, mas a ênfase é a parte imaterial do homem, pois os elementos que representam o espírito não podem se irritar, pois são inamadas) , tampouco tem poder sobre o dia da sua morte e de evitar lutas e guerras; nem mesmo a malignidade ou a riqueza deixam impunes os seus adeptos.
(Eclesiastes, 8)

4. Se o espírito(aqui nesse texto temos as duas realidades sobre o espirito humano: uma matéria e outra imaterial, mas a ênfase é a parte imaterial do homem, pois os elementos que representam o espírito não podem se irritar, pois são inamadas)  , a ira, de uma autoridade se levantar contra ti, não abandones o teu posto, porquanto a calma evita grandes erros.
(Eclesiastes, 10)

5. Assim como não conheces o caminho do vento, tampouco como o espírito entra no corpo que se forma no ventre de uma mulher,(nesse texto Salomão não está usando a palavra espírito representado a parte física do homem, mas a parte imaterial dos homens e, o versículo 7 do capítulo 12 faz jus a priori) do mesmo modo não podes compreender as obras de Deus, o Criador de tudo o que há!
(Eclesiastes, 11)

7. o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu.
(Eclesiastes, 12)

Num contexto geral Salomão nos fala sobre duas realidades... A vida material, ou seja a vida física, a outra é a vida espiritual imaterial. Salomão não está em momento algum ensinado que não há vida após a morte do corpo, mas pelo contrário e nos diz que a vida continua após a morte do corpo. 


Para terminar que só dá uma orientação hermenêutica para vocês. 

👉🏿 O que representa e a coisa representada... 

Ar, vento, fôlego, alito representa o espírito, mas não é o espírito humano, pois estes elementos são inanimados que pode representar a parte material (corpo e a imaterial (espírito). 


Por
 Carlos Ribeiro
TBS-Teologia_Biblica_Sadia