domingo, 24 de março de 2019

Enoque morreu ou não? Foi Arrebatado ou não?

Não gosto de citar nomes em minhas refurtacoes apologéticas, mais nessa eu vou citar o nome do pastor, pois o mesmo diz que os pastores do Brasil está enganando os irmãos e irmãs em Cristo Jesus, e que nos não entendemos a bíblia sagrada, e com isso ele está dizendo que ele, e somente ele sabe interpretar a bíblia sagrada o nome desse pastor é o Eli Soriano da igreja internacional o caminho antigo. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra a pessoa do pastor Eli s., Mas o que eu tenho contra ele é Sobre alguns ensinamentos incorentes que ele ensina e que não faz jus a uma hermenêutica equilibrada que encontra pouso numa homilética bem organizada que tem pé e cabeça para andar no caminho sem atropelar as regras básicas da verdadeira interpretação bíblica.

Pois bem, vamos analisar alguns ensinamentos do pastor Eli, mas hoje eu vou deter me sobre o que ele diz sobre Enoque. Segundo o Eli s.; Enoque morreu e não está no céu, e isso foi ensinado em uma de suas pregações no YouTube, e para justificar o seu ensinamento ele usou um versículo de Hebreus capítulo 11.39 segundo a versão da bíblia que ele usa. Eu não pesquisei ainda se ele usa outras versões da bíblia, ou se pra ele a versão que ele usa em seus ensinamentos é a única correta. Pois a versão que Eli s. Usa, nos diz o seguinte; sobre o texto bíblico que Eli usou para justificar a morte de Enoque.

"E TODOS ESTES MORRERAM NA FÉ"...
(Hb 11.39). E a versão usada por Eli s. Contradiz o versículo 5 do capítulo 11, pois nesse versículo diz que Enoque não morreu, mas foi arrebatado ou levado ao céu.

Vamos ver este mesmo texto bíblico que foi usado por Eli s. em outras versões bíblicas "confiáveis" e que foram bem traduzidas para a nossa língua portuguesa, não estou dizendo que a versão que Eli s. Usa não é confiável, mas que não é feliz na tradução do texto que ele usa.

Hebreus 11: 39. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. (Versão NVI)

Hebreus 11: 39. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, (versão ARA)

Hebreus 11: 39. Ora, todos esses, apesar de haverem sido aprovados por Deus por meio da fé, não presenciaram a concretização do que Ele havia prometido;

Hebreus 11.39 E todos eles, embora recebendo bom testemunho pela fé, não obtiveram a promessa; (versão Almeida 21).

Hebreus 11.39 Ora, todas estas pessoas receberam a aprovação de Deus por causa de sua fé; não obtiveram, contudo, o que Deus havia prometido. (Versão VFL).

Os textos originais confiáveis que foram usados para traduzir para nossa lingua portuguesa não nos diz que Enoque morreu, mais nos diz que ele foi levado ao céu.

Mais para o Eli s. Enoque morreu e não foi para o céu, alias segundo ele nem Elias foi e nem está no céu.

Parece que Eli s. Não sabe definir o que é a palavra céu em seus vários conceitos.

Ora, a palavra céu é multifacetada.

Vamos ver os vários significados da palavra céu ou céus?

1. Primeiramente o céu e um lugar que Deus está...

2. Em segundo lugar, céu é uma dimensão física...

3. Em terceiro lugar, o céu é um estado espiritual...

Vejamos o que nos diz o Wilmington no seu livro guia de Willmington para a bíblia, Sobre o céu.

Há mais de um céu?

Se for o caso, qual a natureza de cada um deles?

Na verdade, a Bíblia apresenta nada menos do que quatro céus!

Resumidamente, são eles:

A. O primeiro céu é a morada dos pássaros e das nuvens, o céu atmosférico (Dn 4.12; Mt 6.26).

B. O segundo céu é a morada do sol, da lua e das estrelas (Gn 22.17; SI 19.1).

Nos anos 60 (começando com a órbita russa em 1961 e atingindo o ápice no pouso lunar dos Estados Unidos em 1969), o homem, pela primeira vez na história, conseguiu desenvolver uma nave espacial para transportá-lo para além do primeiro céu, até o segundo céu. Mas, por mais amplo e maravilhoso que seja, o segundo céu (assim como o primeiro) não pode ser confundido com o céu da salvação.

C. O terceiro céu é a morada de Deus (1 Rs 8.27,30; 2 Co 12.2).

Esse é o único e verdadeiro terceiro céu. Recentemente, já foi comentado como o poder criativo humano transportou-o do primeiro ao segundo céu. Mas, nenhum veículo espacial poderá ser criado para levá - lo do segundo ao terceiro céu. Essa jornada só pode ser realizada pelo sangue, não pelo cérebro.

Na verdade, certa vez, Jesus disse a Nicodemos que o homem sequer é capaz de ver esse céu ou de entrar nele sem nascer de novo (Jo 3.3).Em Mateus 6.9, nosso Senhor ensinou seus discípulos a orar: portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.

D. O quarto céu (Is 65.17; 2 Pe 3.13; Ap 21.1).

Quais elementos estarão ausentes e quais elementos estarão presentes no céu?

A. Elementos ausentes no céu.

1. Não haverá mar (Ap 21.1).
2. Não haverá lágrimas, dor ou morte (1 Co 15.54-57; Ap 21.4).
3. Não haverá insegurança ou noite (Ap21.25).
4. Não haverá pecado (Ap 21.27).
5. Não haverá doença nem maldição (Ap22.2).
6. Não haverá oposição satânica (Ap20.10).
7. Não haverá sede, fome ou calor excessivo (Ap 7.16).
8. Não haverá condenação (Jo 5.24).
9. Não haverá corrupção (1 Co 15.54; 1 Pe 1.4).

B. Elementos presentes no céu.

1. Glória (Jo 17.24; Rm 8.18; Ap 21.23).
2. Beleza (SI 50.2).
3. Luz divina (Is 60.1-3,19,20; Ap21.23,24).4. Unidade (Ef 1.10).
5. Alegria (SI 16.11).
6. Justiça (2 Pe 3.13).

Ora, já que falamos sobre o céu e sabemos que os salvos irão para lá, e os que morreu em Cristo Jesus estão lá. Mas para entendermos melhor o céu é preciso estudar sobre o inferno, pois o inferno é o lugar dos perdidos.

Vamos começar esse tópico com algumas perguntas fundamentais para clarear a nossa compreensão sobre o destino dos perdidos vs céu.

Por que o inferno existe?

A justiça de Deus exige um inferno.

Além de afirmações diretas, as Escrituras oferecem motivos para a existência do inferno. Uma delas é que a justiça exige a existência do inferno, e Deus é justo (Rm 2). Ele é tão puro e imaculado que não pode olhar para o pecado (Hc1.13).

Deus não faz acepção de pessoas, porque, para com Deus, não há acepção de pessoas (Rm 2.11). Como declarou Abraão: Não faria justiça o Juiz de toda a terra? (Gn 18.25). O Salmo 73 é um representante das passagens que ensinam que nem toda justiça é cumprida nesta vida. O perverso sempre parece prosperar (SI 73.3). Portanto, a existência de um lugarde punição para os ímpios, após esta vida, é necessário para manter a justiça de Deus. Certamente, não haveria justiça verdadeira se não existisse um lugar de punição para as almas dementes de Stalin e Hitler, que iniciaram o impiedoso massacre de milhões de pessoas.

A justiça de Deus exige que exista um inferno.Jonathan Edwards defende que mesmo um único pecado merece o inferno, pois o Deus eterno e santo não pode tolerar pecado algum. Cada pessoa comete muitos pecados em pensamentos, palavras e ações. Isso tudo é formado pelo fato de que rejeitamos a imensa misericórdia de Deus. Acrescente, a isso, a vontade humana de encontrar erros na justiça e na misericórdia de Deus, e teremos evidências suficientes para a necessidade de inferno.

Se tivéssemos uma consciência espiritual verdadeira, não ficaríamos impressionados com a severidade do inferno, mas com a nossa própria depravação (Edwards, 1109).

O amor de Deus exige um inferno.

A Bíblia afirma que Deus é amor (1 Jo 4.16). Mas o amor não pode agir coercivamente, apenas
persuasivamente. Um Deus de amor não pode forçar as pessoas a amá-lo. Paulo fala de coisas que são feitas deliberadamente em vez de com- pulsivamente (2 Co 9.7). O amor forçado não é amor, é violação. Um ser de amor sempre dá espaço para o outro. Ele não se força contra a sua vontade. Assim como observou C. S. Lewis: “O irresistível e o indisputável são duas armas com as quais a própria natureza desse esquema proíbe-o de usar. Simplesmente para sobrepujar o livre-arbítrio do homem [...] seria inútil para Ele. Ele não pode violentar. Ele só pode atrair” (Lewis, Screwtape Letters, 38). Sendo assim, os que não escolhem amar a Deus devem poder não amá-lo. Os que não desejam estar com Ele podem ser separados dele. O inferno permite a separação de Deus.

A dignidade humana exige um inferno. Como Deus não pode forçar as pessoas a irem para o céu contra a sua vontade, a livre escolha do homem exige o inferno. [...] Conforme disse Lewis: “Há apenas dois tipos de pessoas no final: os que dizem para Deus: ‘seja feita a Tua vontade’; e aqueles para quem, no final, Deus diz: ‘seja feita a tua vontade’” (Screwtape Letters, 69).

Quem estará no inferno?

A. Satanás (Rm 16.20; Ap 20.10).
B. O anticristo (2 Ts 2.8).
C. O falso profeta (Ap 19.20).
D. Os anjos caídos (2 Pe 2.4).
De acordo com Paulo, o crente terá parte na declaração das sentenças dos anjos caídos (1 Co 6.3).
E. Judas Iscariotes.O traidor de Jesus Cristo é citado aqui, em particular, porque há pessoas (notavelmente, o falecido e amado Kenneth S. Wuest da Moody Bible Institute faculty) que acreditam que Judas receberá um lugar especial no Geena, baseando-se nas palavras de Pedro na sala superior pouco antes do Pentecostes (At 1.25).

F. Todos os não salvos. Em Apocalipse 21.8, João classifica todos os pecadores em oito categorias gerais.

1. Tímidos. Em primeira análise, pode parecer estranho encontrar os tímidos no topo dessa lista dos rejeitados de Geena, mas muitos irão, obviamente, para o inferno pelo custoso temor de clamar o nome do Salvador (Pv 29.25; Jo 9.22; 12.42,43).
2. Incrédulos. Literalmente, esses são os que não creem. Ninguém vai para o inferno por ser incapaz de crer, mas porque ele não quer crer. Não existem agnósticos honestos (Jo 3.36).
3. Abomináveis. Literalmente, essa é uma referência aos que se contaminaram com abominações (Pv 6.16-19).
4. Homicidas. Isso faz referência não só a um assassino humano, mas também a quem odeia humanos (1 Jo 3.15).
5. Fornicadores. Isso faz referência aos que cometem pecados sexuais (Ef 5.5; Hb 13.4).Por algum motivo que não foi totalmente revelado nas escrituras, Deus odeia o pecado de imoralidade sexual de forma especial, considerando-o, talvez, com exceção do orgulho e da prepotência, a transgressão mais ofensiva de todas.Esse pecado decretava a pena de morte aos que fossem acusados de cometê-lo no Antigo Testamento (Lv 20.10; Dt 22.22-24). E foi por causa desse pecado que Deus varreu a antiga cidade de Sodoma (Gn 13.13; 18.20,21; 19.24). A perversão sexual causou, provavelmente, a destruição — liderada por Josué, sob o comando de Deus — da sociedade canaanita (compare Dt 20.17,18 com 1 Rs 14.24).Por fim, no Novo Testamento, Paulo associa esse pecado à completa degradação da raça humana. Na verdade, esse é o único pecado registrado que faz com que Deus “abandone” as nações e as culturas que a praticam (Rm 1.24-28 NVI).
6. Feiticeiros. A palavra grega é pbarmakos, que se refere a um encantador com drogas. Em um sentido geral, a palavra também se refere aos que têm parte com Satanás por meio de adivinhadores, médiuns e astrologia (Ap 9.21; 18.23).
7. Idólatras.Os que adoram algo ou alguém no lugar do verdadeiro Deus são descritos como idólatras (Rm 1.22,23).8. Mentirosos (Jo 8.44; 1 Jo 2.22; Ap 2).

E assustador perceber que todas as passagens acima são sobre mentirosos religiosos!