sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Nota Apologética: Apocalipse 3:14

Nota Apologética:

Apocalipse 3:14

E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

1° Argumento: As Testemunhas de Jeová defendem que Jesus foi o primeiro ser criado de Jeová, por isso Ele é chamado de "amém".

Resposta apologética: Amém é um termo em hebraico, utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. Amém é uma interjeição que significa "certamente", "verdadeiramente" e "assim seja". Quando, pois se declara: Isto diz o Amém...,  indica que quem está falando é o Deus da Verdade, sendo tal declaração aplicada a Jesus. Logo, ele não pode ser parte da criação e, sim, aquele que tem autoridade sobre a própria criação que ele mesmo criou (Jo 1.1-3; 8.58,59; 10.30-33). A palavra arquiteto é derivada da palavra grega arche, mostrando que Jesus é o arquiteto de toda a criação. Deus é chamado princípio, em Ap 21.6, onde aparece a mesma palavra arche, no grego. Aplicando o raciocínio das Testemunhas de Jeová, deveríamos entender que Jeová seria  também parte da criação e não Criador?  Deus é chamado de o primeiro e o último (Is 44.6; 48.12). Jesus é chamado, também, o primeiro e o último (Ap 1.17; 2.8). Não se trata de dois primeiros e dois últimos, mas de um único Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Mt 28.19). 

2° Argumento: Para as Testemunhas de Jeová “princípio da criação” corrobora com sua visão de que Jesus foi criado.

Refutação apologética: Princípio da criação — A palavra grega arché, traduzida por princípio em muitas traduções da Bíblia, também significa "governador", "soberano", "origem". Assim, já que diversas passagens bíblicas atestam a eternidade de Cristo, posto ser ele o criador e sustentador de todas as coisas (Colossenses 1.16, 17; Hebreus 1.3), fica evidente que entender arché como o "primeiro de uma série", nesse caso em particular, seria pedir demais. Se ele criou todas as coisas e as sustenta, o termo "origem" cai como uma luva no contexto imediato e mais amplo. É assim que o termo princípio deve ser entendido em Apocalipse 3.14. Essa é, aliás, a forma traduzida pela versão espanhola La Bíblia de Estudio "Dios Habla Hoy". É bom também lembrar que na Tradução do Novo Mundo a expressão arché é usada em relação a Jeová (Apocalipse 22.12), sendo entendida como fonte, origem, começo; embora seja evidente, pelo contexto, que arché aplica-se ao Senhor Jesus Cristo, pois Ele também é descrito assim em Colossenses 1.18. De qualquer forma, nenhum dos termos supracitados pode ser usado para defender a idéia de que Jesus seja um ser criado.