Quando alguém diz que a verdade é relativa, o que geralmente se quer dizer é que não há verdade absoluta. Algumas coisas podem parecer verdadeiras para você, mas não são verdadeiras para mim. Se você acredita, é verdade para você. Se eu não acredito, não é verdade para mim. Quando as pessoas dizem coisas como "tudo bem se Deus existe para você, mas Ele não existe para mim", elas estão expressando a crença popular de que a verdade é relativa.
Esse conceito da "verdade relativa" parece tolerante e de mente aberta. No entanto, após uma análise mais próxima, não é uma mente aberta. Em essência, dizer que "Deus existe para você, mas não para mim" é dizer e julgar que o conceito que a outra pessoa tem de Deus é errado. Entretanto, ninguém realmente acredita que toda verdade seja relativa. Nenhuma pessoa sensata diz: "A gravidade funciona para você, mas não para mim", e procede a saltar de edifícios altos, acreditando que nenhum dano irá seguir.
A afirmação "a verdade é relativa" é, de fato, uma declaração auto-refutadora. Ao dizer: "A verdade é relativa", alguém está afirmando uma suposta verdade. Entretanto, se toda verdade for relativa, então essa declaração em si é relativa também — o que significa que não podemos confiar que seja sempre verdadeira.
Certamente, existem algumas declarações que são relativas. Por exemplo, "o Ford Mustang é o carro mais legal já fabricado" é uma declaração relativa. Um entusiasta de carros pode pensar que isso é verdade, mas não há um padrão absoluto para medir quão "legal". É simplesmente a opinião ou crença de alguém. No entanto, a afirmação "há um Ford Mustang vermelho estacionado na frente de casa, e pertence a mim" não é relativa. Ou é verdadeira ou falsa, com base na realidade objetiva. Se o Mustang na frente de casa for azul (não vermelho), a declaração é falsa. Se o Mustang vermelho na frente de casa pertence a outra pessoa, a declaração é falsa — não corresponde à realidade.
De um modo geral, as opiniões são relativas. Muitas pessoas relegam qualquer questão de Deus ou religião para o domínio da opinião. "Você prefere Jesus – tudo bem se isso funciona para você". O que os cristãos dizem (e a Bíblia ensina) é que a verdade não é relativa, independentemente do assunto. Existe uma realidade espiritual objetiva, assim como existe uma realidade física objetiva. Deus é imutável (Malaquias 3:6); Jesus comparou seus ensinamentos a uma rocha sólida e imutável (Mateus 7:24). Jesus é o único meio de salvação, e isso é absolutamente verdade para toda pessoa em todos os momentos (João 14:6). Assim como as pessoas precisam respirar para viver, as pessoas precisam nascer de novo através da fé em Cristo para experimentar a vida espiritual (João 3:3).
Gotq