“Segundo a Bíblia, Deus é espírito, os anjos são seres espíritos, mas nunca o homem” (Subtilezas do Erro, p. 251). E acrescem mais: “No entanto, em nenhum caso “espírito” significa “entidade abstrata e imortal, que sobrevive à matéria”.
👉Refutação: Ora, Deus é espírito (Jo. 4.24), e pode fazer tudo que uma pessoa humana pode fazer e sem limitações: pode ver, ouvir, falar, sentir, isto é, possui todas as características de responsabilidade independentemente de um corpo material (Lc. 24.39). Os anjos também são espíritos (Hb. 1.14) que podem fazer tudo o que a pessoa faz: ver, ouvir, falar, sentir etc. independentemente de um corpo material.
👉O diabo é uma pessoa espiritual (Jo. 8.44), que falava com Jesus (Mt. 4.1-10), independentemente de um corpo material.
👉👉O homem tem corporeidade (Gn. 2.7) e o seu espírito dado por Deus (Zc. 12.1; Jó 32.8; ICo. 2.11). O corpo precisa do espírito para viver (Tg. 2.26), mas o espírito do homem vive independentemente do corpo, com a personalidade que lhe é característica (II Co. 12.2-4; Ap. 1.10). Se está correta a afirmação acima de que “em nenhum caso espírito”, significa “entidade abstrata e imortal”, então Deus, que é Espírito (Jo. 4.24) deve ter um corpo material para expressar-se, do contrário ele não existe como ser pessoal ou “entidade abstrata” consciente, inteligente, não passando de uma força impessoal, como infelizmente alguns admitem ateisticamente (Sl. 14.1).
Tbs....