1. Definição e Natureza do Fenômeno Religioso
A existência do fenômeno religioso em todas as culturas em que a raça humana fez parte integrante de seu desenvolvimento demonstra ser este fenômeno não apenas a tentativa de uma mente primitiva de encontrar respostas diante dos fenômenos naturais inexplicáveis para uma mente que desconhecia a ciência, mas também a necessidade natural de expressar a transcendência comum ao ser humano por meio do fenômeno religioso. Portanto, a busca humana pela experiência sobrenatural de qualquer natureza demonstra a singularidade desse fenômeno na experiência exclusivamente racional da espécie humana. Então por que não poderíamos afirmar, ao contrário do que declaram os evolucionistas naturalistas, que a religião é a maior manifestação da razão humana, visto que até mesmo eles reconhecem que só existem religião e crença na capacidade transcendente da matéria entre os seres que são racionais? Se admitirmos que o homem surgisse a partir de fenômenos evolutivos aleatórios (o que não é verdade), por que não admitir que o fenômeno religioso é algo que faz parte inerente da racionalidade humana, portanto um fenômeno natural que demonstra a evolução da mente humana? Não seria a crença em Deus a grande prova de nossa racionalidade? Seguindo o tema tratado, de acordo com o livro Reason & Religious Belief (Razão e Crença Religiosa):
"A Religião é constituída por um conjunto de crenças, ações, e experiências, tanto pessoais e coletivas, organizada em torno do conceito de uma realidade última que inspira adoração ou total devoção. Esta realidade última pode ser compreendida como uma unidade ou pluralidade, pessoal ou impessoal, divina ou não, diferindo de religião para religião” (PETERSON; HACKER; REI CHENBACH, 2009, p. 7).
Assim, devemos compreender a religião dentro de um amplo conjunto de ações diferenciadas em um sistema que possui perspectivas também transcendentais. A religião não é apenas um sistema psicossocial, pois:
"O fato de que a religião é um fenômeno psicológico e social não significa que a religião pode ser reduzida (apenas) a um fenômeno psicológico e social" (Ibid., 2009, p. 21).
A crença, fator que alicerça a religião, provém de uma mente que possui necessidades e perspectivas transcendentais, e não apenas sociais e psicológicas.
A crença em um Deus (deus ou deuses de qualquer tipo de concepção), independentemente de qualquer religião organizacional, faz parte comum de toda experiência humana conhecida e comprovada por pesquisas desenvolvidas pela antropologia forense. Onde se encontra qualquer vestígio mais remoto de crença, e transcendência, aí se encontram também seres genuinamente humanos. Portanto, o conceito de religião possui uma grande aplicação além do conceito básico de crença numa divindade pessoal transmitido pelas chamadas religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo, islamismo).
Para compreendermos melhor a natureza do fenômeno religioso, é necessário entendermos primeiro as chamadas cosmovisões, que formam a base de todas as Religiões e Seitas - NMR (Novos Movimentos Religiosos), ou DCNB (Denominações Cristãs não Bíblicas).
2. Cosmovisões
Quando falamos de "cosmovisão", imediatamente algumas pessoas pensam no termo como algo quase incognoscível que possui desdobramentos inatingíveis, com muitas explicações de cunho filosófico Na verdade, "cosmovisão" é algo que todos somos possuidores, pois trata da forma como nos enxergamos a realidade ao nosso redor (e sua origem) e como, consequentemente, criamos os valores que estabelecem a nossa forma de conduta, crença, religião etc. Mesmo que não saiba qual cosmovisão possui, você, como todo ser humano, a possui.
2.1 Tipos de Cosmovisão
Existem pelo menos sete tipos de cosmovisão que definem a interpretação da realidade última e as formas de crenças que os seres humanos possuem.
👉 As sete são:
1. Teismo: Existe um ser pessoal, único e transcendente que também é imanente em sua natureza intrínseca. Os principais proponentes do teísmo são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo:
2. Ateísmo: Não existe nenhum ser que transcenda a matéria O universo físico é a única realidade existente, sendo autossuficiente e autônomo. Não existe, portanto, nenhum tipo de divindade fora ou dentro do universo. Os principais proponentes do ateísmo são: Karl Marx, Nietzsche e Jean-Paul Sartre:
3. Deísmo: Existe um Deus transcendente, porém esse ser diferentemente da visão teísta, não possui qualquer tipo de imanência. O deísmo, portanto, nega qualquer possibilidade de sobrenaturalismo e consequentemente qualquer tipo de inspiração escriturística de qualquer nível.
Entre os defensores do deísmo estão nomes como Voltaire, Thomas Jefferson e Thomas Paine;
4. Agnosticismo: Nao podemos compreender a realidade última de nada, apenas sua aparência Portanto, não podemos saber de fato, se há ou não Deus. Entre os seus principais proponentes estão: Immanuel Kant (proponente da ideia de um Deus incognoscível), e Thomas Huxley;
5. Panteismo: A totalidade do universo fisico é Deus. Não existe nenhum ser além da matéria, pois a totalidade da existência física em qualquer
nivel que é o próprio universo com sua complexidade é igual a Deus. Entre os proponentes de tal visão estão algumas formas de hinduísmo, zen-budismo e a ciência cristă;
6. Panenteísmo: A totalidade do universo e sua manifestação não flsica constituem o ser chamado Deus. O universo, portanto, seria o "corpo de Deus";e sua parte não física, a sua mente. Essa cosmovisão é conhecida também por "bipolarismo, por expressar um Deus constituído de dois princípios complementares, mas não dualista. Os mais conhecidos proponentes de tal cosmovisão são Alfred North, Charles Hartshorne e Shubert Ogden:
7. Politeísmo: A crença em muitos deuses finitos, ou infinitos que influenciam o mundo. Seus defensores, em geral, negam que qualquer Deus infinito transcenda a matéria. Esses deuses geralmente estão relacionados com algum princípio da natureza ou mesmo algum elemento (água, vento, terra, fogo, metais etc.). Os grupos mais popularizadores dessa cosmovisão em nossa sociedade na atualidade são a wicca (bruxaria) e os cultos afros.
VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
👉 RELIGIÃO E COSMOVISÕES📚📝🤔
1. De que maneira devemos compreender o fenômeno religioso?
2. Pode haver crença sem participação em uma religião organizada? Explique.
3. Como definimos a palavra cosmovisão?
4. Defina o politeísmo.
5. Defina o teísmo.
6. Defina o ateísmo.
7. Defina o deísmo.
8. Defina o agnosticismo.
9. Defina o panteísmo.
10. Defina o panenteísmo.
👉Faça uma pesquisa 🔎 em outras fontes para responder as perguntas e definir o que é o que significa as palavras do nosso estudo, faça isso em amiúde para enriquecer o seu conhecimento apologético, pois estará mais preparado para defender a sua fé em Jesus Cristo diante dos propagadores das heresias de perdição que levam muitos a perdição eterna.
PROVA - RELIGIÃO E COSMOVISÕES
1. A religião pode ser vista como:
A) Um fenômeno social.
b) Um fenômeno psicológico.
c) Um fenômeno psicossocial
d) Um fenômeno psicossocial que envolve
necessidades e perspectivas transcendentais.
2. A crença em algo que transcende a nossa natureza individual (Deus, deuses, forças cósmicas, totalidade do universo) é uma característica encontrada nos:
a) Hominídeos,
b) Seres de todas as espécies existentes
c) Religiosos
d) Seres nacionais independentemente de uma crença religiosa
3. As três grandes religiões monoteístas são:
a) Judaísmo, cristianismo e islamismo.
b)Judaísmo, budismo e confucionismo
c)Judaísmo, taoismo e cristianismo.
d) Islamismo, cristianismo e xintoísmo.
4. Uma cosmovisão é:
a) Uma forma de religião.
b) Uma forma de filosofia de vida
c) A forma como enxergamos a realidade ao nosso redor.
d) A forma como enxergamos a religião e crença do outro.
5. Todo ser humano possui uma:
a) Religião
b) Cosmovisão
e) Crença em um sistema filosófico.
d) Crença em um fenômeno psicossocial.
6. As cosmovisões são em número de:
a) Sete,
b) Cinco
c) Oito.
d) Dez.
7. Nomeamos a cosmovisão que se define como: "A totalidade do universo e sua manifestação não física constituem o ser chamado Deus", de:
a) Agnosticismo.
b) Panenteísmo.
c) Teísmo.
d) Panteísmo.
8. Nomeamos a cosmovisão que se define como: "Não podemos compreender a realidade última de nada, apenas sua aparência. Portanto, não podemos saber, de fato, se há ou não Deus", de:
a) Ateísmo,
b) Agnosticismo
c) Teísmo
d) Deísmo.
9. Os principais proponentes do ateísmo são:
a) Karl Marx, Nietzsche e Jean-Paul Sartre,
b) Immanuel Kant e Thomas Huxley.
c) Voltaire, Thomas Jefferson e Thomas Paine.
d) Immanuel Kant, Thomas Huxley e Karl Marx.
10. Alfred North, Charles Hartshorne e Shubert Ogden são proponentes da cosmovisão conhecida como:
a) Panteísmo,
b) Politeísmo
c) Teísmo
d) Panenteísmo.