1) SEOL não pode ser confundido com “sepultura”, porque para sepultura é usada a palavra keber ou k’boorah (hebraico) e taphos ou mnema ou mnemeion (grego). Em Is. 14:19 ‘keber’ não pode ser visto como sinônimo de ‘SEOL’. O rei é lançado fora da sepultura (keber) com o propósito de entrar no SEOL (v.9,10). Nestas referências bíblicas, SEOL e keber são opostos e não sinônimos.
2) Na Septuaginta, SEOL nunca é traduzida como mnema, que é a palavra grega para sepultura. Keber é traduzida para mnema 36 vezes e taphos 45 vezes. Mas keber nunca é traduzida para HADES como SEOL nunca é traduzida para mnema.
03) Keber e SEOL são sempre contrastadas e nunca equiparadas. Keber é o lugar do corpo, enquanto que SEOL (HADES) é o lugar do espírito e da alma (Lc. 16.22-25).
04) SEOL (HADES) é o lugar não visto, abaixo da terra, enquanto a sepultura é na superfície da terra, é um lugar visto por qualquer ser humano. SEOL (HADES) é o lugar invisível, ou o mundo invisível (Is. 14:9). SEOL (HADES) é o lugar mais baixo (Sl. 139.7-8; Am. 9.2)
05) Enquanto os corpos estão inconscientes na sepultura, os que se acham no SEOL (HADES) são vistos como seres conscientes (Is. 14.4-7; 44.23; Ez. 31.16; 32.21; II Sm. 22.6; SI. 116.3; Jn. 2.1-3).
06) Enquanto keber é usada com relação a sepultamento, SEOL não o é. Pode-se sepultar alguém na sepultura (keber), mas não se pode sepultar no SEOL (HADES) (Gn. 23.4,6,9,19,20; 49.30).
07) Enquanto keber é encontrada no plural (sepulturas) Êx. 14.11, SEOL (HADES) nunca é encontrada no plural (SEOL).
08) Enquanto uma sepultura pode ser localizada em lugar específico (Êx. 14.11), SEOL (HADES) nunca é localizado, porque de qualquer lugar SEOL (HADES) se torna acessível por ocasião da morte de alguém.
09) Enquanto alguém pode possuir sua própria sepultura (Gn. 23.4-20), em nenhum lugar da Bíblia se encontra que alguém possa ter o seu próprio SEOL (HADES).
10) Enquanto alguém pode tocar numa sepultura (Nm. 19.18), não se encontra na Bíblia que alguém possa tocar no SEOL (HADES).
11) Enquanto tocar numa sepultura traz contaminação (Nm. 19.16), a Bíblia nunca fala de alguém ser declarado imundo por tocar no SEOL (HADES).
12) Enquanto se pode remover ou tirar corpos ou ossos da sepultura (II Rs. 23.16), a Bíblia nunca fala de alguém remover algo do SEOL (HADES).
13) Enquanto se pode ornamentar uma sepultura (Gn. 35.20), SEOL (HADES) nunca pode ser ornamentado.
14) Enquanto alguém pode roubar algo de uma sepultura (Jr. 8.1-2), o SEOL (HADES) nunca pode ser roubado ou profanado pelo homem.