domingo, 21 de julho de 2019

Guardaremos o sábado no novo céus e nova terra?

Muitos irmãos Adventistas, repetem de forma unânime confirmando o pensamento dos teólogos adventistas e ensinam de forma equivocada referente a esses três versículos de Isaías 66.22-24 afirmando que no novos céus e nova terra será o sábado guardado.  Bom nem precisa leva em consideração todo o contexto pra confirmar  que o assunto que Deus tá à tratar, é em especial com os israelitas. Mas vejamos no versículo 22 o que diz: "Isaias 66:22 Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.".  Veja a interpretação normativa do versículo levando em consideração as vírgulas se entende cada parte das frases dentro do mesmo versículos, perceba a palavra  ( COMO ) é uma preposição que nesta primeira frase tem a função de comparar, neste caso é uma palavra "ADVERBIAL COMPARATIVA"  ou seja, comparando uma situação com outra. Em outras versões bíblicas os tradutores colocaram está expressão "ASSIM COMO" que fica mais completa ainda na frase. O que a frase tá sugerindo? Ela sugere que a posteridade dos filhos de Israel estarão diante dEle, como o "NOVOS CÉUS E NOVA TERRA" que Ele irá fazer futuramente veja a última frase do versículo: "assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome"  ora qual é o nome da descendência dos filhos de Jacó Israel. E esta situação aconteceu durante muito tempo.

Isaias 66:23 E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
Veja neste versículo o sábado não tá sendo o assunto singular da frase, mas sim que será realizado de uma lua nova à outra e de um sábado a outro toda a carne iria adorar o Senhor. Onde? No templo em Jerusalém. Ou seja as expressões usadas por Deus " DE UMA À OUTRA, E DE UM A OUTRO"  está afirmando que será uma ação contínua sem interrupção, que toda a carne irá adorar perante o Senhor, toda a carne aqui se refere aos estrangeiros ou as nações levando em conta é claro todo o contexto do capítulo 66, onde Deus faz menção aos inimigos que iriam conhecer o poder de Deus por meio da nação de Israel, faz menção aos estrangeiros que iriam temer o Seu nome por causa desses eventos, Ele faz menção ao templo, a CASA DE ORAÇÃO que ficava dentro de Israel, Ele faz menção aos sacrifícios diário e holocaustos que se fazia perante o Senhor, e isto tudo aconteceu durante um bom tempo. E por último o versículo 24 que diz:

Isaias 66:24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.

Este versículo denuncia a realidade descrita no versículo 23 de que não é no novo céu ou na nova terra que estás coisas iriam acontecer e muito menos guarda o sábado. Veja esse versículo tá fazendo alusão de um lugar chamado vale de Hinom ou vale dos filhos de Hinom, que era um lugar que ficava às portas de fora da entrada de Israel, e que se queimava um fogo naquele lugar que nunca se apagava, ali se queimava todos os lixos dos moradores e também se jogavam neste lugar os corpos das pessoas que transgredi-am a lei do Senhor, tais pessoas prevaricadores não tinham lugar de sepulcro, pois não eram dignas. E nesse lugar também havia muitos necromantes e feiticeiros que queimavam vivas crianças a moloque que era um dos pecados que com frequência os filhos de Israel praticavam veja:
II Reis 23:10 Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
II Crônicas 28:3 Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.
II Crônicas 33:6 Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
Então perceba  este fato aconteceu, toda a carne que iam até Jerusalém adora o Senhor, ou seja os estrangeiros, quando voltavam para suas terras ele olhavam e contemplavam tudo aquilo que tá descrito no verso 24.
Então veja não é no novos céus e nova terra meu amado que isto iria acontecer mas em Israel e aconteceu. Novos céus e novas terras nesses versículo é uma comparação de que tudo isto ia acontecer na presença do Senhor assim como os novos céus e nova terra que Ele iria fazer que estarão diante dEle pra sempre.

Isaías foi um profeta para Israel e que profetizou a vinda do Messias,  mas não foi profeta que trouxe revelações futuras sobre o novo céu e nova terra ainda que mencionou nestes versículos, mas era Deus usando ele pra predizer o que ocorreria com Israel naqueles dias.
João afirma alguma coisa a esse respeito vejamos:
Apocalipse 21:1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Apocalipse 21:22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
Apocalipse 21:23 E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.

Apocalipse 21:25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

Então perceba que Isaías 66:22-24
Passa longe do que vai se suceder no novos céus e nova terra, nunca ninguém vai entra nessa nova terra  e vai ver algo como no versículo 24 mortos no meio do fogo e que o bixo nunca morre. Nem sol e lua e existem nesse lugar.
Mas este é mais uns dos versículos que os adventistas usam apenas para afirmar a observância eterna do sábado, isto tudo sem compromisso nenhum com o contexto do capítulo em questão, e veja não a nenhuma necessidade de fazer interpretação textual do contexto, pois comparando Escrituras com as Escrituras a bíblia por si só interpreta ela mesma. E nessa tentativa desenfreada dos adventistas de interpretar a bíbliab Cristo. 
Deus lhe abençoe.