domingo, 21 de julho de 2019

#tbs_ASD_119_V –A MORTE É UM SONO?

V - A MORTE É UM SONO?

Para os ASD sim é aresposta:

A Morte é um Sono. Morte não é aniquilação completa; é apenas um estado temporário de inconsciência enquanto a pessoa aguarda aressurreição. A Bíblia identifica repetidamente esse estado intermediário como um sono”(NistoCremos 457).

E para justificar que cremos na mentira de Satanás, que afirmou ao primeiro casal "Certamente não morrereis" (Gn.. 3:4), afirmam: “Morte: Salário do Pecado.

Contradizendo a afirmativa divina que a
desobediência acarretaria a morte, Satanás assegurou: "Certamente não
morrereis" (Gên. 3:4). Mas depois de haverem transgredido a ordem divina,
Adão e Eva descobriram que o salário do pecado é realmente é a morte (Rom.6:23)”(Nisto Cremos, p. 457).

Mas, há algo que não se cumpriu no mesmo dia da desobediência:

a sentença de Deus que morreriam no mesmo dia em que comessem do fruto da árvore proibida (Gn. 2:15-17).

Adão e Eva não entraram num "estado temporário de inconsciência", isto é, um estado denominado "como um sono".

E assim afirmam os ASD: “Foi tão somente amisericórdia de Deus que protegeu Adão e Eva da morte imediata"(NistoCremos p. 457).

E a palavra que Deus havia empenhado: "porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás"??? Foi a misericórdia de Deus que protegeu Adão e Eva da morte imediata??? O Diabo estava certo de que não cumpriria sua palavra e podia afirmar "certamente não
morrereis" (Gn. 3:4) ou podemos afirmar que realmente Adão e Eva morreram no dia em que comeram do fruto proibido?
A nossa resposta é sim.

Mas a morte é empregada em dois sentidos na Bíblia:

1ªMorte - a morte espiritual, separação de Deus, enquanto vivo;

2ª Morte - a morte eterna ou separação eterna de Deus.

Adão passou pela primeira morte quando pecou, por isso, embora ainda vivesse 930 anos, no mesmo dia do seu pecado afastou-se espiritualmente de Deus, que lhe indagou:

Gn. 3:8-9,23: "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passava no jardim pela viração do dia, e escondeu-se Adão e sua mulher da presençado Senhor, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que o havia tomado".

Aí está a morte pela qual passou Adão e Eva no dia em que desobedeceram a Deus, e, por consequência, esta morte passou a todos os homens.

Rm. 5:12:"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.

A morte da alma pela qual passa todo o homem é essa de afastamento de Deus, e não um estado de inconsciência na morte física, chamada desono da alma, pois a Bíblia é clara ao afirmar que a morte da alma ocorre enquanto o homem tem vida física:

Ef. 2:1,5:"E vos vivificou , estando vós mortos em ofensas e pecados. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)".

Ez. 18:4:"A alma que pecar, essa morrerá".

É isto morrer fisicamente e entrar em estado de inconsciência, ou viver separado de Deus por causa do pecado? O v. 21 responde:
Ez. 18:21 "Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá". Poderia fazê-lo se estivesse tomado de um sono da alma?

E a morte física, o que é?

É a separação da natureza material do homem de sua natureza imaterial.

Paulo dá outros títulos
à natureza material do homem, chamando de "homem exterior" e a natureza imaterial do homem chama-a de "homem interior”. 2Co. 4:16-18:"Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea
tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nas coisas que se veem, mas nas que se nãoveem; porque as que se veem são temporais, e as que se não
veem são eternas".
2Co. 5:1-9:"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação que é do céu; se todavia, estando vestidos, não
formos achados nus, porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu o
penhor do Espírito. Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (porque andamos por fé e não por vista), mas temos
confiança e desejamos antes deixar este corpo para habitar com o Senhor. Pelo que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes".

Os contrastes apresentados neste longo trecho da Bíblia podem assim ser distinguidos (contrastes, dizemos, não contradições):

1ºcontraste - v.16 "homem exterior" e "interior" o homem exterior, como dissemos, é o corpo, o homem físico; o homem "interior" é o homem espiritual (espírito e alma);

2ºcontraste - v. 16 "corromper" e "renovar". O homem exterior vai se desgastando com o tempo, tornando-se decrépito; mas o homem "interior" se "renova" de dia em dia;

3ºcontraste - v. 17 "leve" contrastada com "peso";

4ºcontraste - v. 17 "tribulação" contrastada com "glória";

5ºcontraste - v. 17 "momentânea" "eterno";

6ºcontraste - v. 18 "coisas que se veem" em oposição com "as quese não veem".
Este 6ºcontraste é de grande importância, pois está em conexão com o presente estudo. É frequentemente dito, pelos advogados da doutrina da
imortalidade condicional ou sono da alma, que a palavra "eternas" (aionios) que está em relação com a palavra "temporais" (v.18) tem sentido relativo com relação ànatureza do homem e que deve ser entendida por tanto tempo
quanto o homem vive fisicamente. Entretanto, "temporal" significa passageiro, fugaz, e eterno (aionios) significa sem fim, para sempre, no caso em tela da natureza do homem.

7ºcontraste - "nossa casa terrestre deste tabernáculo”,contrastada  com "casa não feita por mãos, eterna nos céus".

8°contrate - "se desfizer" contrastada com "eterna, nos céus". Novamente o
contraste entre se desfazer, isto é, o que é temporário, passageiro com o que é
eterno (aionios) para sempre, sem fim.

9ºcontraste - v. 2,3 "revestidos" e/ou "vestidos" contrastado com o "nu" significando nu sem o corpo e "vestidos" ou"revestidos" estar com corpos resuscitados.

As naturezas física e espiritual do homem são separadas pela morte, e a alma e espírito como entidades espirituais não está completa. Aí é que reside a razão porque o homem
precisa ressuscitar, pois o homem foi criado como um todo, espírito alma e
corpo.

1Ts. 5:23: "E todo o vosso espírito, e alma, e corpo,sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

A morte física é algo inatural e o estado do homem é"despido" (2Co. 5:12) e não
um estado completo, pelo que então aressurreição se torna imprescindível;

10º contraste - v.6 "estamos no corpo" contrastado com "ausentes doSenhor";

11º contraste - v.7 "por fé" é contrastado com “por vista";

12º contraste - v.8 - "deixar este corpo" contrastado com “habitar com o Senhor”.