domingo, 21 de julho de 2019

#tbs_ASD_118_IV – IMORTALIDADE, INCORRUPTIBILIDADE COMO POSSESSÃO FUTURA

Existem aqueles como os ASD que confundem o estado de consciência e inteligência do homem após a morte física com os vocábulos IMORTALIDADE e INCORRUPTIBILIDADE, encontrados cinco vezes no NovoTestamento: A palavra grega para imortalidade é: ATHABASIA, encontradas em:1Co. 15:53-54 referindo-se ao corpo glorificado que terão os cristãos por ocasião da segunda vinda de Cristo e 1Tm. 6:16 referindo-se ànatureza imortal de Deus.1Co. 15:53-54: "porque convém que isto que é corruptível se revista de incorruptibilidade; e isto que é mortal se revista de imortalidade , então se cumprirá a palavra que está escrita: a morte foi tragada para sempre”.

1Tm. 6:16 "O único que tem imortalidade, que mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver".Assim, ATHANASIA, vocábulo grego, é formado de:
a= negação + thanatos = morte, significando então imortalidade.

Por outro lado, a palavra grega APHTHARSIA, que significa INCORRUPÇAO, aparece em:

1Tm. 1:17: "Ora, ao Rei da eternidade, incorruptível, invisível, o único Deus, seja honra e glória para toda o sempre. Amém" (TNM).

Rm..2:7:"Vida eterna aos que estão buscando glória, e honra, e incorruptibilidade, pela perseverança na obra que é boa" (TNM).

2Tm. 1:10: "Mas agora se tornou claramente evidente pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus, que aboliu a morte, mas lançou-se luz sobre a vida e a incorrupção por intermédio
das boas novas" (TNM).

O corpo do cristão não goza já de imortalidade e incorrupção. Isso sedará por ocasião da volta de Cristo, quando:
1Co. 15:51-54: “Eis aqui vos digo um mistério. Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos serenos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista de imortalidade. E quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se á a palavraque está escrita: Tragada foi a morte na vitória".Assim, encontram-se várias referências na Bíblia onde se afirma enfaticamente que o
CORPO é mortal.

A expressão bíblica ‘corpo mortal’ encontra-se em:Rm.6:12:"Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências".

Rm. 8:11:"Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu espírito que em vós habita".

2Co. 4:11:"Para que a vida de Cristo se manifeste em a nossa carne mortal".

1Co. 15:54:"E quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade e isto que é mortal se revestir da imortalidade".

Nesse particular os ASD estão de acordo com o nosso entendimento, quando afirmam:

“Imortalidade e Morte. Imortalidade é o estado ou qualidade daquilo que
não está sujeito à morte. Os tradutores das escrituras usaram a palavra imortalidade para traduzir os termos gregos athanasia, "ausência de morte", e aphtharsia, "incorruptibilidade". De que modo esse conceito se relaciona com Deus e com os seres humanos?” (Nisto Cremos, p.454).

E quando receberemos a imortalidade ou incorruptibilidade do corpo que agora é
mortal?

Os ASD nos dão a palavra e afirmam:

O Recebimento da Imortalidade. O momento em que nos será concedido o dom da imortalidade, é assim descrito por Paulo: "Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrire fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A
trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita:Tragada foi a morte pela vitória" (1Co.15:51-54). Isso torna muito claro que Deus não colocou a imortalidade sobre o crente por ocasião da morte, mas irá concedê-la na ressurreição, quando soar a "última trombeta". Então isto que é "mortal”
se revestirá da "imortalidade". Ao passo que João destaca que recebemos o "dom da vida eterna” quando aceitamos a Jesus Cristo como Salvador Pessoal (1Jo. 5:11-13), a Efetiva concretização do dom ocorrerá quando Cristo retornar. Somente então seremos transformados de mortais em imortais, de corruptíveis em incorruptíveis” (Nisto Cremos, p. 456).

É isso mesmo que entendemos, que “a Efetiva concretização do dom ocorrerá quando Cristo retornar. Somente então seremos transformados de mortais em imortais, de corruptíveis em incorruptíveis”.

Agora, se existe uma referência bíblica que prova que a alma não pode ser morta, quando é morto o corpo, isto prova então a sobrevivência da alma após a morte do corpo.

Mt.10:28:"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma,temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo".

Comparemos as referências paralelas:

Lc. 12:4: "E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois não têm mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei".

Manifestamente, uma alma que não pode ser morta quando o corpo é morto, significa que essa alma é imortal.