III – SALVAÇÃO (OU VIDA ETERNA) POSSESSÃO PRESENTE
Jo. 5:24:"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê na quele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.
Jo. 6:47:"Na verdade na verdade vos digo que aquele que crê em mim, tema vida eterna".
Jo. 10:10:"Eu vim para que tenham vida, e a tenham coma bundância".
1Jo. 5:11-12 "E o testemunho é este que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida".
Deve-se ter presente que existência e vida não são sinônimos. Se fosse correto tal entendimento, poderíamos substituir a Palavra existência pela Palavra vida e leríamos então 1Jo. 5:12: ‘Quem tem o Filho tem existência; quem não tem o Filho de Deus não tem a existência’?
Certamente que não, pois há pessoas vivas conscientes e inteligentes, mas que não têm o Filho, e logo não têm a vida (zoe). Só possuem a vida física (bio).
Então, da forma como vida espiritual (eionion zoes) é uma condição de existência consciente, de comunhão com Deus, assim a morte espiritual é outra condição de existência consciente, de separação de Deus.
Logo, há duas condições diferentes de existência, às quais Jesus mencionou:
Lc. 15:24:"Porque este meu filho estava morto, e reviveu ; tinha-se perdido, e foi achado".
Os apóstolos também se referiram a essa morte espiritual:
Ef.. 2:5:"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)".
1Tm. 5:6:"Mas a que vive em deleites, vivendo está morta".
1Jo. 3:14:"Nós sabemos que passamos da morte para a vida , porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte".
Essa condição de vida (zoen aionios ) não sofre alteração de continuidade por ocasião da morte física, pois Jesus afirmou:
Jo 11:25-26"Eu sou aressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês nisto?"
Agora, a Bíblia ensina que existe vasta diferença entre vida eterna como possessão presente e imortalidade, incorruptibilidade, como possessão futura.