A palavra "seita" em nossa língua portuguesa possui sua origem na palavra latina secta, cuja raiz é possivelmente proveniente de dois verbos latinos que significam tanto "seguir como "cortar ou truncar um galho. A palavra que encontramos no NT para se referir à "seita" é o termo grego hairesis (escola, partido, grupo, facção), que é usado para se referir não necessariamente a apenas um grupo minoritário dentro de uma religião (como é o conceito vigente), mas a qualquer grupo que divirja de outro dentro de qualquer expressão quer seja religiosa, ou mesmo social (um partido político, ou uma equipe de médicos, por exemplo).
Segundo Edward Robinson, autor de um dos mais respeitados léxicos do NT grego, hairesis no NT significa: "um modo de vida escolhido, ou seja, uma seita, escola, partido. Donde discórdia, dissensão, surgindo a partir da diferença de opinião (2012, p. 21).
Quem definitivamente restringirá a palavra "seita" ao uso vigente em nossa língua e cultura será Agostinho de Hipona (354-430 d.C.), que fará uso de tal expressão dentro apenas do âmbito religioso dissidente do cristianismo estatal do qual o grande filósofo e teólogo latino fez parte.
Como toda língua é dinâmica (pode ter o sentido de uma palavra, ou sua totalidade ampliada, restrita, ou mesmo cessar sua completa existência) dentro de seu desenvolvimento, é óbvio que com a palavra "seita" não seria diferente. Hoje, o termo continua tendo um sentido estritamente pejorativo quando usado dentro do contexto religioso a partir de uma ótica cristà. Vejamos a seguir os contextos das nove referências neotestamentárias em que a palavra hairesis é mencionada:
Atos 5.17, 15.5; 24.5,14; 26,5; 28,22 - Seita;
1 Coríntios 11.19 - Partidos, Herestas: Gálatas 5:20-Facções, Partidos;
2 Pedro 2.1- Heresias.
Não temos, portanto, no contexto neotestamentário nenhuma referência a qualquer tipo de uso de hatresis em outro contexto que não seja religioso. Assim, poderíamos classificar uma seita a partir de uma perspectiva cristã, como:
"Um grupo surgido de uma dissensão religiosa que rompe com as doutrinas centrais da religião originária seguindo um líder, ou uma liderança carismática. A proposta das seitas não é a de uma mudança apenas estrutural ou organizacional, mas fundamentalmente doutrinária. Negando assim as bases doutrinárias fundamentais da religião da qual derivou gerando novas doutrinas exóticas" - Pr. Paulo Sérgio Batista.