sexta-feira, 19 de abril de 2019

Os ímpios sofreram eternamente no lago de fogo?

A muitas pessoas que querem refurtar a qual quer custo, a doutrina da condenação eterna, para os ímpios, e tem até uns que dizem que não existe vida eterna para os ímpios, mas após essa condenação Todos os ímpios serão destruídos, ou seja, deixarão de existir, pois os Taís não acreditam na imortalidade das almas dos ímpios, será isso uma verdade ensinada pela Bíblia sagrada... no contexto geral das escrituras canônicas?

Meus amados irmãos para refurtar essa, e outras heresias que negam a condenação eterna, para todos os ímpios, quero começar com um texto chave  que está no livro do Apocalipse no capítulo 19.20. e vamos analisar esse, e outros textos semelhantes, para mostrar e demonstrar a realidade de uma condenação eterna.

Apocalipse 19:20

(A)Mas  a besta  foi aprisionada,

(B) e  com  ela  o falso profeta

(C)que,  com os sinais  feitos diante  dela,  seduziu aqueles que  receberam a marca  da besta.

 (D) e  eram os adoradores da sua  imagem. 

Quem foi lançado dentro do lago de fogo?

(1) O ante Cristo,
(2) e o falso profeta,
(3) e satanás.

Os dois  foram lançados...

(A) vivos (ou seja eles não morreram,ζάω
zao
GREGO
G2198
um verbo primário; TDNT - 2:832,290; v
1) viver, respirar, estar entre os vivos (não inanimado, não morto)
2) gozar de vida real
2a) ter vida verdadeira
2b) ser ativo, abençoado, eterno no reino de Deus
3) viver i.e. passar a vida, no modo de viver e de agir
3a) de mortais ou caráter
4) água viva, que tem poder vital em si mesma e aplica suas qualidades à alma
5) metáf. estar em pleno vigor
5a) ser novo, forte, eficiente,
5b) como adj. ativo, potente, eficaz
Bíblia Strong)

(B) dentro (εἰς
eis
GREGO
G1519
preposição primária; TDNT - 2:420,211; prep
1) em, até, para, dentro, em direção a, entre
Bíblia Strong)

(C) do lago (λίμνη
limne
GREGO
G3041
provavelmente de 3040 (da idéia da proximidade do litoral); n f
1) lago
Bíblia Strong)

(D) de fogo (πῦρ
pur
GREGO
G4442
palavra raiz; TDNT - 6:928,975; n n
1) fogo
Bíblia Strong)

(E) que arde (καίω
kaio
GREGO
G2545
aparentemente, verbo primário; TDNT - 3:464,390; v
1) colocar fogo, iluminar, queimar
2) arder, consumir com o fogo
Bíblia Strong)

(F) com  enxofre. (θεῖον
theion
GREGO
G2303
provavelmente de 2304 (no seu sentido original de flamejar); TDNT - 3:122,*; n n
1) enxofre
1a) incenso divino, pois pensava-se que a queima de incenso tinha o poder de purificar, e de prevenir enfermidades
Bíblia Strong)

Agora vamos detalhar o versículo dez do capítulo 20 de apocalipse que forma um conjunto com o versículo 20 do capítulo 19 do apocalipse.

Vejam...

Apocalipse 20:10

(1)O diabo,  o sedutor deles,

(2)foi lançado para dentro  do lago  de fogo  e  enxofre, 

(3) onde  já se encontram não só a besta  como também  o falso profeta;

Vejamos como eles serão atormentados?

(4) e  serão atormentados...

(A) de dia e de noite, (essa é uma linguagem para entendermos que o tormento será eterno)

(B)pelos  séculos dos séculos.

Bíblia Strong

Diante destes dois textos Chaves de apocalipse sobre a condenação eterna dos ímpios... fica mais que Claro que não avera aniquilação dos ímpios pecadores e de Satanás e seus demônios.

A bíblia de estudo pentecostal nos diz o seguinte sobre a condenação dos ímpios:

20.14  LAGO  DE  FOGO.  A  Bíblia  descreve  um  quadro terrível  do  destino  dos  perdidos. 
(1)  Fala  de  "tribulação  e angústia"  (Rm  2.9),  "pranto  e  ranger  de  dentes"  (Mt 22.13;  25.30), "eterna  perdição"  (2  Ts  1.9)  e  "fornalha  de fogo"  (Mt  13.42,50).

(2) Fala  das  "cadeias  da  escuridão"  (2 Pe  2.4),  do  "tormento  eterno"  (Mt  25.46),  de  um "inferno"  e  de  um  "fogo  que  nunca  se  apaga"  (Mc  9.43), de  um  "ardente  lago  de  fogo  e  de  enxofre"  (19.20)  e onde  "a  fumaça  do  seu  tormento  sobe  para  todo  o sempre;  e  não  têm  repouso,  nem  de  dia  nem  de  noite" (14.11).  Realmente,  "horrenda  coisa  é  cair  nas  mãos  de Deus  vivo"  (Hb  10.31);  "bom  seria  para  esse  homem  se não  houvera  nascido"  (Mt  26.24;  ver  também  Mt  10.28 nota). 

(3)  Os  crentes  do  NT  tinham  nítida  consciência  do destino  de  quem  vive  no  pecado.  Por  essa  razão  eles pregavam  com  lágrimas  (ver  Mc  9.24;  At  20.19  nota)  e defendiam  a  Palavra  infalível  de  Deus  e  o  evangelho  da salvação  contra  todas  as  distorções  e  as  falsas  doutrinas (ver  Fp  1.17  nota;  2  Tm  1.14). (3)  O  sinistro  fato  do castigo  eterno  para  os  ímpios  é  a  maior  razão  para  levar o  evangelho  a  todo  o  mundo,  e  fazer  o  máximo  possível para  persuadir  as  pessoas  a  arrependerem-se  e  a aceitarem  a  Cristo  antes  que  seja  tarde  demais.

Quero terminar essa reflexão apologética com um comentário do pastor Elias Soares de Morais que para me é um texto que é antagônico aos teólogos que pregam o aniquilacionismo dos ímpios.

Vejamos o texto...

Aniquilacionismo: "doutrina que defende a ideia de que os ímpios não sofrerão o castigo eterno, mas serão aniquilados". Se o castigo dos ímpios não será eterno, a vida dos justos, de igual modo, não será eterna. Mas, a vida dos justos será eterna, logo, o castigo dos ímpios será eterno. Pois, o adjetivo (do gr. aionios, "eterno" do hebr, 'olam "eterno") que qualifica o substantivo vida é o mesmo que qualifica o substantivo castigo. (Mt 25:46; Dn 12:2)
Do gr. Dzoen aionion, "vida eterna" (Mt 25:46)
Do gr. Colasin aionion, "castigo eterno" (Mt 25:46)
Do hebr. Lechayiy ‘olam, "para a vida eterna" (Dn 12:2)
Do hebr. Lacharafot ledir’on ‘olam, "para a vergonha e desprezo eterno" (Dn 12:2) Veja, que, é a mesma palavra, no mesmo versículo e no mesmo contexto, apontando para o futuro. Não tem desculpa, a mesma passagem de Mt 25:46 onde Jesus disse que a vida é eterna (dzoen aionion, "vida eterna"), também diz que o castigo é eterno (colasin aionion, "castigo eterno"). E o mesmo acontece em Dn 12:2. Mas, como os aniquilacionistas não conseguem explicar o óbvio, procuram ficar dando o giro, isto é, "a famosa famosa enroladinha", apresentando passagens fora desse contexto. A besta e o falso profeta foram lançados no lago de fogo (Ap 19:20) e mil anos depois, Satanás foi lançado no mesmo lago de fogo e a besta e o falso profeta ainda estavam lá. Ora, o castigo não é a aniquilação? Então, o que é que a besta e o falso profeta estavam fazendo no lago de fogo depois de mil anos? Apocalipse 20:10 mostra Satanás sendo lançado no lago de fogo, mas não mostra ele sendo aniquilado, mas sendo atormentado pelos séculos dos séculos. Ap 20:15 mostra os ímpios sendo lançado no lago de fogo, mas não mostra eles sendo aniquilados. Porque será?  Isso é ou não é o aniquilamento do aniquilacionismo?
Portanto o inferno é uma realidade inegável e o lago de fogo é o destino eterno de todas as pessoas que negam à cessação do castigo eterno.

O meu conselho para todos irmãos que amam Jesus e sua palavra... não fiquem escutando pessoas que afundam as pessoas com teorias infundadas e achismos de suas próprias cabeças, pois os Taís são extremamente idiotas em suas teologias.

Shalom Adonai sobre vocês sempre em nome de Jesus Cristo nosso senhor salvador.

Por

Carlos Ribeiro

TBS teologia bíblica Sadia