O Ladrão em João 10:10 - Muitas pessoas supõem que o ladrão em João 10:10 é o diabo, mas os mesmos pensam assim, porque têm-no ouvido repetidamente e não porque eles examinaram cuidadosamente o texto dentro do contexto. Claro, o diabo vem para roubar, matar e destruir, mas muitas vezes citamos esta passagem desta maneira e passamos por alto as aplicações diretas do texto porque não nos temos detido a ler o versículo dentro do seu contexto. Quando Jesus fala sobre o “ladrão”, o diz a partir de um contexto muito mais amplo de ladrões, salteadores, lobos e mercenários que vêm para ferir as ovelhas (10:1,5,8,10,12). Neste contexto, aqueles que vieram antes de Jesus, dizendo ter a Sua autoridade, eram ladrões e salteadores (10:8). Eles tentavam se aproximar das ovelhas sem passar pelo pastor (10:1). O faziam porque queriam explorar as ovelhas; portanto, Jesus estava pronto para dar sua vida defendendo suas ovelhas daqueles ladrões, salteadores e lobos.
O sentido se faz mais claro ainda se começarmos mais atrás no contexto. No capítulo 9, Jesus cura um homem cego a quem os líderes religiosos expulsam da comunidade por seguir o Senhor. Jesus defende ao que tinha sido cego e chama de cegos espirituais aos líderes religiosos (9:35-41). Pelo fato de que não havia quebra de capítulos na Bíblia original, as palavras de Jesus que continuam no capítulo 10 são ainda dirigidas aos líderes religiosos. Ele declara Ser o verdadeiro pastor, e as suas ovelhas O seguem e ouvem a Sua voz; não a voz dos estranhos (10:1-5). Aqueles que vieram antes dele eram ladrões e salteadores, mas Jesus era a verdadeira salvação das ovelhas (10:8-9). O ladrão tão somente vem para destruir, Jesus veio para dar vida (10:10).Em outras palavras, o ladrão representa o falso líder religioso, os quais, semelhantemente aos fariseus que expulsaram da sinagoga ao que havia sido curado. O plano de fundo do texto esclarece ainda mais este ponto. Em Jeremias 23 e Ezequiel 34, Deus era o pastor do Seu povo disperso, de Suas ovelhas. Essas passagens do Antigo Testamento, por sua vez, falam dos falsos líderes religiosos que abusaram de sua autoridade sobre as ovelhas, bem como alguns dos líderes religiosos do tempo de Jesus, e também não poucos em nossos dias.
"Então está bem claro que João 10.10 não se refere ao diabo, mas aos líderes religiosos da época de Jesus, mas entretanto, pode ser aplicado ao diabo no que se refere aos seus desejos nos homens religiosos que amam a si mesmos e, não as ovelhas de Jesus Cristo, pois os Taís não entraram pela porta que é o senhor Jesus Cristo, o pastor das ovelhas. Ora se estes líderes não entraram pela porta, subiram por outro lugar, e esse outro lugar não pode ser outra coisa a não ser o caminho da morte, do roubo e finalmente a destruição das ovelhas."
Autor: Carlos Ribeiro
TBS teologia bíblica Sadia