... Meu pai trabalha até agora e eu também... PREGAR E ENSINAR é um trabalho pastoral e espiritual, pois Jesus disse: digno é o obreiro do seu salário.
"... Quem trabalha merece seu Sustento" (Mt 10.10) - NVT.
"...pois digno é o trabalhador do seu salário."(Lc 10.7) - TAB.
E qual é o trabalho do obreiro?
Paulo nos dá a resposta em (1Tm 5.17-18) Os presbíteros que cumprem bem com os seus deveres sejam tidos por dignos de dobrada honra, especialmente os que se ocupam na pregação e no ensino. 18 Pois a Escritura diz: Não ligarás a boca ao boi quando debulha, e: Digno é o trabalhador do seu salário. - TAB.
👉🏿(Jo 5.17,18)
E hoje a ekklesia dos gentios não precisa guardar sábados e dias e anos judaicos por que não são judeus e, isto está bem claro em Atos em todo o capítulo 15, somente um ignorânte não aceita esta realidade, pois vemos no novo testamento os judeus perturbando os gentios na época dos apóstolos por que a ekklesia dos gentios não guarda dias e anos. mas é uma grande vergonha um gentio convertido pregar dias e anos judaicos sem serem judeus, Isto é uma aberração teológica e hermenêutica sem pé E SEM cabeça.
Vamos ler os versículos de atos 15 que mostra a ekklesia dos judeus perturbando a ekklesia dos gentios com seus costumes e leis que são inerentimente dada a eles e não aos gentios.
👉🏿At 15:1: "E, descendo certos homens da Judeia ensinavam os irmãos e diziam: A menos que sejais circuncidados, conforme o metódo de Moisés, não podeis ser salvos.
👉🏿👉🏿Levantou-se um grupo de judeus-cristãos, entre os fariseus convertidos na igreja em Jerusalém ( Atos 15.5 ), que insistia em convencer os gentios (não judeus) a seguirem a Lei segundo os judaizantes (legalistas) ou “zelosos da lei de Moisés”, como eram conhecidos na época ( Atos 21.20 ). Uma das principais demonstrações dessa obediência era a circuncisão, ritual jamais aprovado pelos apóstolos para os cristãos de qualquer etnia ou nacionalidade ( Gl 2:11 -16 )."
👉🏿At 15:24,28-29: "Porquanto, ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, aos quais nós não damos tal mandamento. … Porque pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor carga alguma, exceto estas coisas necessárias: 👉🏿👉🏿Atos 15:28 A autoridade absoluta nas decisões dos cristãos é outorgada ao Espírito Santo; entretanto, é importante notar que houve entre os crentes franca e fraterna exposição de idéias que culminaram em harmoniosa concordância e decisão final, com apoio dos apóstolos, presbíteros e demais irmãos em Cristo (22,23). Que vos abstenhais de
👉🏿alimentos oferecidos aos ídolos,
👉🏿e do sangue,
👉🏿e das coisas estranguladas,
👉🏿 e da fornicação; resguardando- vos dos mesmos, fareis bem. Que passem bem."
Depois o apóstolo Paulo nos dá em amiúde em suas cartas estas exigências para a ekklesia dos gentios, estas mesmas exigências dadas aos gentios já era obedecidas pela a ekklesia dos judeus. Em nem um texto do novo testamento o apóstolo Paulo e outros apóstolos ensinaram a proibição de alimentos para a ekklesia dos gentios, mas a proibição em alguns textos é sobre a fornicação e a idolatria. A única dieta alimentícia proibida para a igreja dos gentios era comer sangue e carne sufocada.
O novo testamento não ordena e nem ensina sobre alimentos puros e impuros para a igreja dos gentios, estas ordenanças quando aparece no novo testamento está relacionada com os hebreus e a antiga aliança com exceção da carne sufocada e o sangue e, está proibição no novo testamento não é por que a carne ou sangue fará mal para a nossa saúde, mas é uma questão inerentimente moral, pois a carne e o sangue não pode contaminar as nossas almas, mas se a carne e o sangue for oferecido aos ídolos não podemos comer se alguém nos a divertir que tal carne foi oferecida aos ídolos "por causa da consciência não tua consciência, mas daquele que te adivertil... "
O nosso testamento nos deixa bem claro que a oração santifica é abençoa os alimentos e, que nem um alimento causará dano moral e espiritual a nossa alma com exceção do que já disse anteriormente. O que causa dano moral é espiritual para as nossas vidas é a porneia em todos os sentidos e não alimentos.
Paulo deixa bem claro em em suas cartas para a ekklesia dos judeus não perturbar a ekklesia dos gentios com estas coisas...
👉🏿Guarda de dias e anos...
👉🏿Circuncisão...
👉🏿Alimentos... A respeito de dias, o que temos que guardar é o dia da volta de Jesus! e o próprio Jesus Cristo em nosso coração, nem sábado, nem domingo são mandamentos para a ekklesia dos gentios guardarem.
Todos os mandamentos de êxodo capítulo 20 são ratificados no novo testamento em amiúde pelos apóstolos com exceção do sábado para a ekklesia dos gentios (Atos 15; Col 2; ;Rom 14 e outros textos).
Não temos nem uma ordem imperativa no novo testamento para a ekklesia dos gentios guardarem sábados, pois todas as vezes que o sábado aparece no novo testamento é inerentimente para a ekklesia dos judeus e nunca para a ekklesia dos gentios. Não vemos Paulo e os apóstolos ensinado ou chamando a atenção dos gentios por causa de dias que eles deixaram de guardar, mas vemos sim os apóstolos repreendendo os judeus que viviam perturbando a ekklesia dos gentios sobre os sábados judaicos e outras coisas da lei.
Vejam essa acertiva nestes textos bíblicos: (Romanos 14.1-;Colossenses 2.1-;Gálatas 2.1-).
Repito! é uma vergonha um gentio pregar e ensinar outros gentios a guardarem dias sabáticos e outros costumes inerentimente judaico.
Meus irmãos vivam Jesus! Guarde Jesus em seu coração e aguarde o dia da volta de Jesus Cristo.
Jesus é o nosso descanso de todos os dias! É ele que temos que guardar, pois um dia de 24 horas não pode curar os paralíticos e outras doenças, mas Jesus pelo seu Espírito Santo nos dá o real descanso para o nosso corpo, alma e espírito em todos os dias da nossa vida (Mt 11.28-30).
O que significa a palavra sábado?
No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado "Shabat") significa "descanso," "cessação,"repouso" ou "interrupção" é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, pois segundo a tradição hebraica Deus descansou no sétimo dia após completar a criação do universo (Gênesis 2:1-3).
O sábado da criação é o mesmo da lei que foi dado aos hebreus no monte Sinai?
👉🏿O sábado da criação não é o mesmo dado por Deus a Moisés por enes razões... 👇👇👇
- A lei que Deus deu a Moisés não existia ainda.
- O homem não se cansava, pois ainda o mesmo não tinha pecado.
- homem Adão descansava de lavrar o jardim no sentido de cessar do trabalho não porque ficava fisicamente cansado.
- Não temos nem uma ordem de Deus para Adão e Eva guardarem o sétimo dia da criação, "mas somente temos a ordem de não comer da árvore dá vida" etc.
- Antes de Deus dá a sua lei a Moisés no monte Sinai não temos nem uma ordem de Deus dada específicamente para uma nação e nem para indivíduos guardarem o sétimo dia da criação.
Quando a guarda do sétimo dia dá criação foi sancionado por Deus?
- No monte Sinai Deus deu a lei e o sétimo dia que é o sábado com suas exigências em amiúdes para os hebreus e não para os gentios.
Por
Carlos Ribeiro
TBS-Teologia_Biblica_Sadia