1. Moisés foi educado na maior potência cultural conhecida da época, sendo assim, possuía grande habilidade de escrita. As descobertas arqueológicas de Tell El-Amarna, tabuinhas de barro que mencionam a invasão dos “habirus” (talvez hebreus) em Canaã, em 1887, no Egito, e que datam da época de Moisés e Josué, indicam que havia contato direto e frequente entre o Egito e a região de Canaã na época de Moisés, havendo, portanto, tanto contato como popularização da escrita naqueles dias. As inscrições encontradas nas minas de turquesa no Monte Sinai, em Serabit el-Khadim, que datam de pelo menos quinhentos anos antes de Moisés, demonstram que até mesmo escravos possuíam conhecimento de escrita na época (a irregularidade das escritas aponta para o fato de que não foram produzidas por escribas ou pessoas especializadas). O famoso “calendário de Gezer”, uma tarefa juvenil escrita em pedra calcária, datado de 1.000 a.C., indica que as crianças hebreias eram alfabetizadas, como a própria Bíblia já indicava no tempo dos juízes (Jz 8.14). As condições climáticas mencionadas no Pentateuco são egípcias, e não palestinas, como deveriam ser, se o livro tivesse sido escrito posteriormente por escribas hebreus na babilônia, sem conhecer os detalhes climáticos ali existentes (Êx 9.31, 32). A fauna e a ora mencionadas no Pentateuco de Êxodo a Deuteronômio são tipicamente egípcias. Seria difícil ter uma lista àqueles animais sem um conhecimento deles, visto que não são naturais da “Palestina” (avestruz [Lv 11.16]; ovelha montês e antílope [Dt 14.5]).
3. Algumas referências geográficas demonstram que o autor conhecia bem a região do Egito, e isso se enquadra perfeitamente no perfil de Moisés, o grande legislador hebreu (Gn 13.10; Nm 13.22).
4. A atmosfera e o ambiente do deserto são descritos abundantemente de Êxodo 16 até o m do livro de Deuteronômio, o que só se enquadra com o per l de um autor que viveu nesse ambiente. E Moisés certamente preencheria essas características.
5. Tanto Pedro (At 3.22), Paulo (Rm 10.5) e até mesmo Jesus (Jo 5.46,47, 7.19) comprovaram a autoria Mosaica do Pentateuco. Poderiam todos eles se enganar com relação a esse fato? Seria de extrema importância não esquecermos que o que in uenciou diretamente a base da pesquisa de Wellhausen foi a falsa teoria de que não havia escrita no período de Moisés (uma teoria largamente difundida no século 19 e hoje considerada totalmente insustentável). Se hoje se sabe que já havia escrita pelo menos 2.500 anos antes de Moisés, como continuar sustentando tal teoria?