19.1. Origem e fundação: Oriundo dos povos milenares indo-europeus (arianos) que se instalaram nas margens do rio Indo, a religião hindu não possui fundador. Seus fundamentos doutrinários abrangem um período que vai de 1800 a 1000 a.C.
19.2. Textos normativos: Os textos mais importantes são: O maha bharata ("A grande dinastia de Bárata"), os Vedas ("conhecimento"), Upa nishads ("Sentar-se próximo") e a obra mais popularizada no ocidente, o Bhagavad-Gita ("cântico do senhor [Krishna]"). Todas as obras contam os mitos, histórias, rituais, cânticos e liturgia da vasta religião hindu.
19.3. Deus: Panteísmo absoluto (Deus é a soma do todo). Todas as formas de vida possuen uma partícula da divindade (atman). Portanto, somos naturalmente divinos, necessitando, assim, não alcançar o perdão de nossos pecados, mas da eliminação da ignorância da existência de nosso estado divino, o qual não percebemos.
19.4. Jesus: O hinduísmo antigo não faz referência a Jesus Cristo, mas a tendência do moderno é vê-lo como um mestre, ou mesmo um avatar (reencarnação de um deus). A morte dele não possui nenhum significado soteriológico (salvífico). Ele é considerado por muitos hindus como um mahatman (grande alma).
19.5. Espírito Santo: Não existe nenhuma crença religiosa relacionada ao Espírito Santo dentro do sistema hinduista.
19.6. Salvação: Libertação do ciclo de múltiplas reencarnações ("Sam sara" [roda cíclica das existências]) alcançando a "Moksa" (cessação do ciclo de reencarnação), recebida por meio da prática contínua da Yoga e meditação. A salvação final é a união com o "Absoluto" (Brahman), ocasionando a libertação de qualquer tipo de existência pessoal.
19.7. Morte: Um período transicional entre nossas múltiplas reencarnações. A reencarnação a formas de vida superior ou inferior (metempsicose) está completamente interligada ao tipo de existência que tivemos na vida anterior. O equilíbrio dos carmas (débitos) definirá o tipo de forma que deveremos assumir no próximo estágio de nossa evolução espiritual até o fim do ciclo de existência, onde seremos definitivamente uma parte impessoal no todo.
19.8. Outras crenças: Períodos diferentes de vida devocional, incluindo obediência aos mestres e o uso de roupas com cores distintas para demonstrar o estágio em que se encontra o hindu. A cor da túnica definirá a sua função religiosa. A cada 12 anos ocorre o famoso festival Kumbh Mela, por meio do qual os participantes acreditam que podem se purificar de seus pecados com um banho no rio Ganges. Acreditam que todas as milhares de divindades hindus são expressões de uma única divindade absoluta (Brahman). Defendem uma visão cíclica da existência universal dividida em quatro eras (yugas).
(NMR=novos movimentos religiosos e DCNB=denominações cristãs não bíblicas)